A Maior Fazenda do Brasil - Fazenda Santa Clara
A Fazenda Santa Clara, a maior da América Latina, com 6 mil m² de área construída, resiste ao tempo e é uma das opções turísticas bem procuradas da região, fica na região de Santa Rita de Jacutinga - MG. O imóvel, construído em meados do Século XVIII, chama a atenção pelas suas medidas colossais e por contar, através de sua imponente arquitetura colonial, a história do Ciclo do Café dos dois estados.
Em 1824, o comendador Francisco Tereziano Fortes de Bustamante foi agraciado pelo governo imperial com uma sesmaria, onde construiu a Santa Clara, com obras concluídas em 1856. A fazenda foi deixada, com sua morte, para a viúva, Maria Tereza de Souza Fortes, Viscondessa de Monte Verde.
O bisavô de Victor, coronel João Honório de Paula Motta, a adquiriu em 1924. "Antes, com a abolição dos escravos, o imóvel, que tinha vasta plantação de café, acabou em dificuldades financeiras.
As paredes feitas de rústico pau a pique sustentam três andares. A fachada do conjunto arquitetônico é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Entre os exageros estão as 365 janelas, em alusão a cada dia no ano; 52 quartos, lembrando as semanas, e 12 salões, os meses. As mais de 10 mil telhas, segundo falam que algumas foram moldadas nas coxas dos pelo menos 2,8 mil escravos que lá viveram e por isso apresentam variedade em seus formatos. "Foi de lá que surgiu a expressão 'feito nas coxas'", detalha Victor Emmanuel de Paula Nogueira, de 48 anos, um dos sócios da propriedade, e um dos oito herdeiros da quarta geração da família Fortes Bustamante. "Cada metro quadrado esconde mistérios e histórias.
Das 365 janelas por exemplo, 28 são falsas, pintadas na parede. Era uma forma de disfarçar os cômodos onde ficavam as senzalas (alojamento desconfortável de escravos, sem janelas)", revela. As longas escadas de pedras rudimentares, batizadas de 'Pai Nosso' e 'Ave Maria', onde as pessoas geralmente fazem pedidos ao chegarem nos últimos degraus, viraram lendas.
"Trata-se de uma raridade entre as poucas fazendas de café que ainda existem, incrivelmente bem conservada. Um passeio nela é voltar ao passado", diz o historiador José Reis.
A beleza e imponência da Santa Clara já foram usadas em cenários e novelas famosas, como 'Abolição' (1988) e 'Terra Nostra' (1999), da Rede Globo.
Localização
Estr. Santa Rita - Rio Preto - Povoado João Honório, Santa Rita de Jacutinga - MG, 36135-000
O caso da destruição das pinturas parietais da sede da Fazenda Rialto, Bananal SP
Este artigo trata dos murais artísticos oitocentistas da sede da Fazenda Rialto, em Bananal, destruídos em 1996, que constituíam um dos mais importantes conjuntos de pinturas ambientais de temática profana produzidos no Estado de São Paulo no período correspondente ao primeiro ciclo da cultura do café.
Ler maisConheça o Pintor Espanhol Villaronga, pintou várias fazendas pelo Brasil
José Maria Villaronga y Panella (1809-1894), pintor, restaurador de arte sacra, arquiteto e engenheiro, nascido em Barcelona-Espanha.
Ler maisO maior torturador de escravos do Brasil
A história de hoje é sobre um homem rico, nasceu no século XVIII, chamado Garcia d´Ávila Pereira de Aragão, ele morou na casa da Torre, e foi um dos maiores torturadores de escravos, foi um homem muito cruel, e relatamos no blog algumas torturas praticadas na época e que estão relatados no livro inquisição & sociedade de Luiz Mott.
Ler mais