Conheça o Pintor Espanhol Villaronga, pintou várias fazendas pelo Brasil
Por Paulo Victor - 25 August, 2021

Conheça o Pintor Espanhol Villaronga, pintou várias fazendas pelo Brasil

José Maria De Panella Y Villaronga (1809 – 1894)

Século XIX

Nesse blog você vai conhecer mais sobre o grande artista espanhol Villaronga, que deixou suas marcas em várias fazendas do sudeste do Brasil. Conheça os afrescos pintados pelo arquiteto, decorador, pintor catalão José Maria Villaronga que chegou ao Brasil como refugiado político, naturalizou-se brasileiro em 1868 e passou a viver na cidade de São Paulo. Muitas das suas lindas obras estão nas fazendas do Vale do Paraíba, Rio Preto e Bananal, onde ali ele foi responsável pela decoração das Fazendas Resgate e Rialto, o Solar Aguiar Vallim e o Centro Cultural Carlos Cheminand.

Foto do auto retrato do Villaronga na Fazenda do Paraízo em Rio das Flores RJ

 

José Maria Villaronga y Panella (1809-1894), pintor, restaurador de arte sacra, arquiteto e engenheiro, nascido em Barcelona-Espanha. Foi artista ativo também na cidade de Campinas SP, gozou da apreciação popular, fez trabalhos de arquitetura como o conserto da ponte para Mogi-Mirim. Era pintor e algumas pinturas suas são encontradas em fazendas no interior de  São Paulo e no Rio de Janeiro.

 

Acredita-se que um desses dois homens seja o Pintor Villaronga

 

José Maria De Panella y Villaronga nasceu em Barcelona no ano de 1809 e faleceu em São Paulo em 1894, tendo imigrado para o Brasil, precisamente entre os anos de 1842 e 1846. As razões de sua vinda são pouco esclarecidas, mas é muito provável que o pintor tenha deixado seu país em função das guerras civis espanholas, da instabilidade política, social e econômica da primeira metade do século XIX, além da busca por melhores oportunidades de trabalho, já que, aparentemente, Villaronga não alcançara notoriedade como artista na Espanha, ao contrário de alguns de seus contemporâneos como os paisagistas Jenaro Pérez Villaamil (1807 – 1854) e Luis Rigalt (1814 – 1894).