O Brasil Imperial
E hoje chegamos ao Brasil Imperial. Um período de muitas conquistas e mudanças para nosso país, e com essas mudanças conseguimos enxergar a sociedade Brasileira se formando e construindo onde vivemos hoje.
Em 1822, teve início a fase do Brasil Império. Desde a vinda da Família Real para o Brasil até 1822 houve intensas transformações políticas tanto no Brasil quanto em Portugal, mudanças que conduziram as elites brasileiras e D. Pedro I a declararem o Brasil um Império independente.
www.todamateria.com.br/brasil-imperio/ - Família real no Brasil
Este período é dividido em três fases principais: o Primeiro Reinado (1822-1831), o Período Regencial (1831-1840) e o Segundo Reinado (1840-1889). Hoje iremos contar mais como foi o primeiro reinado.
Desde 1815 o Brasil se tornou Reino de Portugal, Brasil e Algarves, e isso ocorreu como consequência direta da transferência Corte para o Rio de Janeiro.
O período imperial da nossa história de fato iniciou-se logo após a independência do Brasil, declarada em 7 de setembro de 1822, quando Dom Pedro realizou o grito da independência às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo. No entanto esse é apenas o final de um processo iniciado em 1808, com a mudança da família real.
Interessante de saber que na viajem para São Paulo D. Pedro e sua comitiva passaram por algumas fazendas em seu caminho, no primeiro dia de viagem, onze léguas foram percorridas a cavalo e tendo pousado na fazenda de Santa Cruz (residência de verão da família real, a oeste do Rio). A segunda parada foi na fazenda da Olaria. Em 16 de agosto, o príncipe regente entra em território paulista, em mulas e cavalos, vai para a fazenda das Três Barras, em Bananal. Foram percorridos ao todo mais de 634Km a cavalo.
www.todamateria.com.br/independencia-do-brasil/ - O grito da independência
Falando um pouco mais sobre essa vinda repentina ao Brasil, a mudança da família real portuguesa aconteceu na virada de 1807 para 1808, quando Portugal foi invadido pelas tropas napoleônicas. Com isso, a família real estabeleceu-se no Rio de Janeiro e iniciou uma série de transformações que colocaram o Brasil em um novo patamar, responsável por antecipar nossa independência.
Apesar disso, o ponto de partida para a independência do Brasil ocorreu apenas em 1820, quando foi iniciada em Portugal a Revolução Liberal do Porto. Nessa revolução, a burguesia portuguesa reivindicava o retorno do rei D. João VI para Portugal e exigia a revogação das medidas que garantiam maior liberdade econômica ao Brasil.
Outras medidas importantes foram tomadas, tais como a abertura dos portos às nações amigas, a fundação do Banco do Brasil, os tratados, a fundação da Real Biblioteca, a Missão Artística Francesa em, entre outras coisas. Estima-se que entre 10 a 15 mil pessoas embarcaram rumo ao Brasil, entre 25 e 27 de novembro de 1807. Estruturas administrativas inteiras instalaram-se do outro lado do Atlântico.
As exigências de Portugal foram enxergadas no Brasil como uma tentativa de recolonizar o país e de impedir o desenvolvimento econômico que estava em curso. A partir daí, surgiu uma insatisfação dos brasileiros em relação a Portugal, dando início ao processo de independência do Brasil, liderado por Dom Pedro, nomeado por seu pai como regente do país.
Houve também nesta fase conflitos de cunho político, como por exemplo, a conhecida Revolução Pernambucana e somados à Revolução Liberal do Porto e ao retorno da Corte para Portugal, foram decisivos para o processo de independência brasileira, que Portugal só reconheceu oficialmente em 1825.
wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Pernambucana – Revolução Pernambucana
As exigências de Portugal foram enxergadas no Brasil como uma tentativa de recolonizar o país e de impedir o desenvolvimento econômico que estava em curso. A partir daí, surgiu uma insatisfação dos brasileiros em relação a Portugal, dando força ao processo de independência do Brasil, liderado por Dom Pedro, nomeado por seu pai como regente do país.
Os desgastes nas relações entre Brasil e Portugal fizeram com que Dom Pedro proclamasse a independência do Brasil. O nosso país, então, converteu-se em uma monarquia, e Dom Pedro foi coroado imperador, tornando-se Dom Pedro I.
Primeiro Reinado
O Primeiro Reinado foi o período em que o país foi governado por Dom Pedro I. Este ficou marcado pelos atritos entre D. Pedro I e grupos políticos do Brasil, pelo autoritarismo e pela administração do país.
brasilescola.uol.com.br/historiab/dom-pedro.htm – D. Pedro I
Com a independência, determinadas regiões do país permaneceram fiéis a Portugal, desencadeando uma guerra no país. Com o fim desta guerra, era necessário garantir que Portugal reconhecesse a independência brasileira. Esse reconhecimento foi formalizado somente em 1825 por meio de negociações mediadas pela Inglaterra.
A outorga da Constituição de 1824 foi o exemplo mais claro do autoritarismo que marcou o reinado de D. Pedro I. Seu governo também foi marcado por decisões equivocadas, como a Guerra da Cisplatina, que influenciou de forma negativa nossa economia, e por rebeliões, que demonstravam a fraqueza do governo no comando do Brasil. Pressionado por diversos grupos insatisfeitos, D. Pedro I renunciou ao trono em 1831, em favor de seu filho.
https://br.pinterest.com/ - Constituição de 1824
O filho de D. Pedro I, porém, não tinha idade para assumir o Brasil. Assim, iniciou-se um período de transição em que o país foi governado por regentes até que o futuro imperador tivesse a idade mínima para assumir o país – 18 anos –, conforme estipulava a Constituição de 1824.
Esse período de transição ficou conhecido como Período Regencial.
Fonte: mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil
brasilescola.uol.com.br/historiab
O Brasil há 500 anos atrás
Hoje estamos começando uma sessão de textos que contam nossa história. A história da nossa nação. E é tão importante saber da nossa história, não é? É importante entender que o Brasil que conhecemos é o resultado histórico de diversos projetos distintos que se sucederam em uma delimitação geográfica específica. Primeiro tratava-se de um projeto de conquista; depois, um projeto de colonização; já no século XIX, um projeto de Império e de constituição de um Estado-nação; e, por fim, um projeto de Brasil República, que é o que se tenta manter até hoje. "Bora" conhecer mais da nossa história?!
Ler maisPeríodo colonial do Brasil
Hoje nosso blog é a continuação da nossa série sobre o passado de nosso Brasil. E nesse blog vamos falar sobre como, de fato, começou a se formar o Brasil tendo em vista a colonização. A partir de 1500 em diante, sobretudo a partir da década de 1530, teve início a fase do Brasil Colônia. Uma fase muito interessante a ser estudada, pois foi nela que o Brasil, como conhecemos hoje, começou a ter forma.
Ler maisPeríodo Regencial
Chegamos então ao período regencial, sendo ele uma segunda parte do período imperial. Este, assim como os outros, foi um momento de muita importância para o Brasil. Após a estruturação do Império, seguiu o Período Regencial que aconteceu entre 1831 e 1840 no Brasil. Foi um período intermediário necessário até que o príncipe tivesse idade para ser coroado imperador do Brasil.
Ler mais