O Brasil Imperial
E hoje chegamos ao Brasil Imperial. Um período de muitas conquistas e mudanças para nosso país, e com essas mudanças conseguimos enxergar a sociedade Brasileira se formando e construindo onde vivemos hoje.
Em 1822, teve início a fase do Brasil Império. Desde a vinda da Família Real para o Brasil até 1822 houve intensas transformações políticas tanto no Brasil quanto em Portugal, mudanças que conduziram as elites brasileiras e D. Pedro I a declararem o Brasil um Império independente.
www.todamateria.com.br/brasil-imperio/ - Família real no Brasil
Este período é dividido em três fases principais: o Primeiro Reinado (1822-1831), o Período Regencial (1831-1840) e o Segundo Reinado (1840-1889). Hoje iremos contar mais como foi o primeiro reinado.
Desde 1815 o Brasil se tornou Reino de Portugal, Brasil e Algarves, e isso ocorreu como consequência direta da transferência Corte para o Rio de Janeiro.
O período imperial da nossa história de fato iniciou-se logo após a independência do Brasil, declarada em 7 de setembro de 1822, quando Dom Pedro realizou o grito da independência às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo. No entanto esse é apenas o final de um processo iniciado em 1808, com a mudança da família real.
Interessante de saber que na viajem para São Paulo D. Pedro e sua comitiva passaram por algumas fazendas em seu caminho, no primeiro dia de viagem, onze léguas foram percorridas a cavalo e tendo pousado na fazenda de Santa Cruz (residência de verão da família real, a oeste do Rio). A segunda parada foi na fazenda da Olaria. Em 16 de agosto, o príncipe regente entra em território paulista, em mulas e cavalos, vai para a fazenda das Três Barras, em Bananal. Foram percorridos ao todo mais de 634Km a cavalo.