Período colonial do Brasil
Por Paulo Victor - 15 September, 2021

Período colonial do Brasil

Hoje nosso blog é a continuação da nossa série sobre o passado de nosso Brasil. E nesse blog vamos falar sobre como, de fato, começou a se formar o Brasil tendo em vista a colonização.

A partir de 1500 em diante, sobretudo a partir da década de 1530, teve início a fase do Brasil Colônia.

De 1500 a 1530 ocorreu  o primeiro contato dos portugueses com o meio ambiente e os diferentes povos nativos, as tentativas iniciais de exploração de matérias-primas, com destaque para o pau-brasil, largamente monopolizado por comerciantes portugueses.

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/

No inicio da década de 1530, com a ameaça da ocupação do território brasileiro por outros povos,  a coroa portuguesa decidiu estabelecer o controle de fato da colônia, instituindo o Governo Geral. O primeiro dos governadores gerais do Brasil foi Tomé de Souza. A partir da fase dos governos gerais, começou-se o estabelecimento de uma estrutura econômica um pouco mais sofisticada. Iniciou-se então, a montagem dos engenhos de açúcar e do sistema da plantation, bem como o emprego da mão de obra escrava, inicialmente indígena e, logo, negra (africana).

Neste mesmo ano, Portugal envia Martim Afonso de Souza como chefe de uma expedição colonizadora. Sua missão era combater os traficantes franceses, que preocupavam a Coroa, estabelecer alguns núcleos de povoamento na região litorânea e buscar metais preciosos. Para isso, foi Afonso de Souza designado capitão-mor, que tinha a função de exercer a justiça civil e criminal, distribuir sesmarias, reivindicar terras em nome do rei e nomear funcionários para administração colonial.

https://conhecimentocientifico.r7.com/

O primeiro sistema de ocupação e administração colonial foi o das Capitanias Hereditárias, que, posteriormente, foi regido pelo Governo Geral, que tinha o objetivo de organizar melhor a ocupação do território, bem como desenvolvê-lo.

Em 1532 então, o explorador recebeu a ordem, vinda de D. João III, de implementar o sistema de capitanias hereditárias. O  território foi dividido em 15 lotes, que formavam 14 capitanias, e eram nomeados capitães donatários os responsáveis pela administração de cada uma delas. O sistema é implementado em 1534 e dura até 1548 quando o governo geral tem como objetivo centralizar a administração colonial de todo o território.

História-Brasil.com

É na capitania de São Vicente que é estabelecido, em meados do século XVI, o primeiro engenho de açúcar (que, até século XVII, seria o principal produto de exportação da colônia), inaugurando o ciclo do açúcar. O sistema de plantation era o modelo utilizado nesse tipo produção. Extensas faixas territoriais eram concedidas aos senhores de engenho, que, com a fertilidade da terra, a mão de obra escrava e a monocultura da cana-de-açúcar, transformaram-se na principal elite econômica, social e política a partir de então.

Em um primeiro momento, os portugueses utilizaram a mão de obra escrava indígena. Entretanto, com a pressão do crescente tráfico negreiro, a escravização negra tornou-se a maior fonte de trabalho, tendo o Brasil recebido cerca de 4,9 milhões de escravos africanos até século XIX.

 

Escolaeducacao.com.br

O fim do ciclo do açúcar é marcado pela invasão e tentativa de colonização holandesa que conseguem estabelecer-se em 1637 até 1644. No entanto, em 1645, com o apoio da Inglaterra, os portugueses voltam, e em 1654, conseguem restabelecer a cidade de Olinda como posse da Coroa portuguesa.

 

A partir de então, os holandeses instalam-se na América Central e passam competir com sua produção de açúcar, prejudicando diretamente o comércio exterior do Império português. Com isso, a colônia começa a voltar-se em busca de metais preciosos. No final do século XVII, na região da capitania de São Paulo, são encontradas  quantidades significativas, dando início ao ciclo do ouro.

Todoestudo.com.br

Além disso, a Família Real portuguesa, sob ameaça de invasão francesa em Portugal, foge para o Brasil que, em 1815, é designado Reino de Portugal, Brasil e Algarves, sendo o Rio de Janeiro sede da administração do reino. Esse movimento deu fim ao Período Colonial.

Aventurasnahistória.uol.com.br

Desde o final do século XVIII começou a ocorrer processos de independência das colônias inglesas, francesas, espanholas e portuguesas. Os conflitos entre o Partido Brasileiro e os portugueses acentuavam-se cada vez mais, culminando em 1822, no processo de independência do Brasil.

 

Fonte: brasilescola.uol.com.br/historiab/brasil-colonia.htm

                   mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil

10 September, 2021

O Brasil há 500 anos atrás

Hoje estamos começando uma sessão de textos que contam nossa história. A história da nossa nação. E é tão importante saber da nossa história, não é? É importante entender que o Brasil que conhecemos é o resultado histórico de diversos projetos distintos que se sucederam em uma delimitação geográfica específica. Primeiro tratava-se de um projeto de conquista; depois, um projeto de colonização; já no século XIX, um projeto de Império e de constituição de um Estado-nação; e, por fim, um projeto de Brasil República, que é o que se tenta manter até hoje. "Bora" conhecer mais da nossa história?!

Ler mais
21 September, 2021

O Brasil Imperial

E hoje chegamos ao Brasil Imperial. Um período de muitas conquistas e mudanças para nosso país, e com essas mudanças conseguimos enxergar a sociedade Brasileira se formando e construindo onde vivemos hoje. O período imperial da nossa história de fato iniciou-se logo após a independência do Brasil, declarada em 7 de setembro de 1822, quando Dom Pedro realizou o grito da independência às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo. No entanto esse é apenas o final de um processo iniciado em 1808, com a mudança da família real Este período é dividido em três fases principais: o Primeiro Reinado, o Período Regencial e o Segundo Reinado. Hoje iremos contar mais como foi o primeiro reinado.

Ler mais
25 October, 2021

Período Regencial

Chegamos então ao período regencial, sendo ele uma segunda parte do período imperial. Este, assim como os outros, foi um momento de muita importância para o Brasil. Após a estruturação do Império, seguiu o Período Regencial que aconteceu entre 1831 e 1840 no Brasil. Foi um período intermediário necessário até que o príncipe tivesse idade para ser coroado imperador do Brasil.

Ler mais