Período Regencial
Por Paulo Victor - 25 October, 2021

Período Regencial

Chegamos então ao período regencial, sendo ele uma segunda parte do período imperial. Este, assim como os outros, foi um momento de muita importância para o Brasil.

Após a estruturação do Império, seguiu o Período Regencial que aconteceu entre 1831 e 1840 no Brasil. Foi um período intermediário necessário até que o príncipe tivesse idade para ser coroado imperador do Brasil.

Reagente período regencial -https://pt.wikipedia.org/wiki/Per%C3%ADodo_regencial_(Brasil)

Este ciclo foi marcado pelo governo dos reagentes de D. Pedro ll, que se tornou o segundo imperador brasileiro. Ocorreu desta forma, pois na época em que o pai, D. Pedro I, deixou o poder o sucessor naturalmente era seu filho, Pedro de Alcântara, todavia, o príncipe do Brasil possuía apenas cinco anos e, por lei, não poderia ser coroado imperador do Brasil até que completasse a maioridade, que só seria alcançada quando obtivesse 18 anos.

D. Pedro ll aos 4 anos - https://pt.wikipedia.org/wiki/Per%C3%ADodo_regencial_(Brasil)

O Período Regencial teve uma duração razoavelmente curta e ao longo desse período, o Brasil possuiu quatro regências diferentes, as quais podem ser utilizadas como marcos divisório do Período Regencial. Os quatro períodos foram: Regência Trina Provisória (1831), Regência Trina Permanente (1831-1834), Regência Una de Feijó (1835-1837) e a Regência Una de Araújo Lima (1837-1840)

Regência trina provisória - http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/

Período Regencial foi marcado por uma série de conflitos constantes com o governo central, criando sucessivos quadros de instabilidade política, agravada pela grave situação econômica. As forças políticas dividiam-se, basicamente, em duas vertentes: os liberais e os conservadores, estes com maior presença política.

Na tentativa de conter essas rebeliões, em 1834 foi promulgado um ato adicional que revisou pontos importantes da Constituição de 1824, proporcionando, entre outras coisas, maior autonomia das províncias. Contudo isso não foi suficiente. Dentre essas revoltas regenciais, destacaram-se: Revolta dos  Malês (1835), Cabanagem (1835-1840), Sabinada (1837-1838), Balaiada (1838-1841) e Revolta dos Farrapos (1835-1845).

Revolta da balaiada - https://pgderolle.wordpress.com/2013/06/25/historia-do-brasil-1831-1840-periodo-regencial/

 

Em julho de 1840, sob iniciativa dos liberais, que pressionavam a Regência, foi dado o Golpe da Maioridade em que D Pedro ll com apenas 14 anos de idade foi nomeado imperador do Brasil. Foi uma tentativa dos liberais de ocuparem mais espaço nas decisões políticas, além de viabilizarem uma forma de conter as agitações políticas que se alastravam por todo o território. Inicia-se, assim, o Segundo Reinado

A saída legal existente e que constava na Constituição de 1824 era a de fazer um período de transição em que o país seria governado por regentes. Esse período deveria ter acontecido até 1844, quando Pedro de Alcântara completaria 18 anos, mas seu fim foi antecipado para 1840 por meio de um golpe parlamentar.

D Pedro ll aos 14 anos - https://blog.explicae.com.br/enem/o-segundo-reinado-e-seus-aspectos-politicos

O Segundo Reinado só começou de fato no ano de 1840, estendendo-se até 1889, ano da Proclamação da República. Um ano antes, ainda sob a vigência do Império, foi decretada a Abolição da Escravatura.

REFERÊNCIAS

https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil

https://brasilescola.uol.com.br/historiab/periodo-regencial.htm

10 September, 2021

O Brasil há 500 anos atrás

Hoje estamos começando uma sessão de textos que contam nossa história. A história da nossa nação. E é tão importante saber da nossa história, não é? É importante entender que o Brasil que conhecemos é o resultado histórico de diversos projetos distintos que se sucederam em uma delimitação geográfica específica. Primeiro tratava-se de um projeto de conquista; depois, um projeto de colonização; já no século XIX, um projeto de Império e de constituição de um Estado-nação; e, por fim, um projeto de Brasil República, que é o que se tenta manter até hoje. "Bora" conhecer mais da nossa história?!

Ler mais
15 September, 2021

Período colonial do Brasil

Hoje nosso blog é a continuação da nossa série sobre o passado de nosso Brasil. E nesse blog vamos falar sobre como, de fato, começou a se formar o Brasil tendo em vista a colonização. A partir de 1500 em diante, sobretudo a partir da década de 1530, teve início a fase do Brasil Colônia. Uma fase muito interessante a ser estudada, pois foi nela que o Brasil, como conhecemos hoje, começou a ter forma.

Ler mais
21 September, 2021

O Brasil Imperial

E hoje chegamos ao Brasil Imperial. Um período de muitas conquistas e mudanças para nosso país, e com essas mudanças conseguimos enxergar a sociedade Brasileira se formando e construindo onde vivemos hoje. O período imperial da nossa história de fato iniciou-se logo após a independência do Brasil, declarada em 7 de setembro de 1822, quando Dom Pedro realizou o grito da independência às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo. No entanto esse é apenas o final de um processo iniciado em 1808, com a mudança da família real Este período é dividido em três fases principais: o Primeiro Reinado, o Período Regencial e o Segundo Reinado. Hoje iremos contar mais como foi o primeiro reinado.

Ler mais