Fazenda Conceição do Pinheiro

Resumo Histórico

FAZENDA CONCEIÇÃO DO PINHEIRO
Duas Barras - RJ #fazenda238

1880
Essa linda fazenda é um ícone em Duas Barras, possui 57 janelas, um casarão conservado e imponente, seu atual proprietário é o Aloísio, um empresário e entusiasta de fazenda antiga, hoje ela possui 130 alqueires de terra e é muito bem localizada.

Como a demanda pelo café no comércio internacional passou a ser maior do que o açúcar, a partir de 1840, os fazendeiros do Centro-Norte fluminense foram migrando da lavoura branca para o cultivo do café. Na Fazenda Conceição do Pinheiro não foi diferente. Fica bem próxima da Vila de Duas Barras, tendo sido propriedade de José de Aquino Pinheiro, o Barão de Aquino. Nascido em 7 de março de 1837, na Fazenda Ribeirão, era filho de família tradicional. Seu pai, o tenente-coronel Joaquim Luiz Pinheiro, de origem portuguesa, recebeu os títulos de Barão do Paquequer e depois Visconde de Pinheiro. O Barão de Aquino casou-se com a sua prima Rita Luiza Ribeiro e teve 15 filhos, dos quais oito sobreviveram.
As obras da casa-sede da Fazenda Conceição do Pinheiro foram concluídas em 1880. Geralmente as fazendas de café formavam um conjunto com a casa-sede, terreiro de café, senzala, armazéns e as casas das máquinas denominadas de engenho.
Uma característica comum a essas unidades produtivas é que as edificações ficam em torno do terreiro de café, área onde ocorre a primeira fase de beneficiamento desse produto, permitindo ainda uma visão das plantações nas encostas dos morros que cercam a propriedade.

Veja mais detalhes no story ou nos destaques na bio.
Em nossa página do face tem os detalhes completos, link está na bio.
Aceitam visitas agendadas em agências de turismo de duas barras.
Fonte: inepac / internet / Paulo Alves

Contato

Faça login para ver

Ano

1880

Visitação

Sim

Hospedagem

Não

Eventos

Sim

Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.