Fazenda Água Limpa

Resumo Histórico

FAZENDA ÁGUA LIMPA
Conselheiro Lafaiete - MG #fazenda118
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1729
Fazenda bicentenária localizada cerca de 15 Kilometros do centro de Conselheiro Lafaiete.
Após a Fazenda tem o córrego da Água Limpa,que divide Lafaiete e Santana dos Montes,e atrás da fazenda divide com Itaverava.
A Fazenda é antiga,e sua construção do século XVIII, tem uma bonita lagoa e cercada de mata.
Localizada na região de São Vicente de Paula, aproximadamente a 20 km de Lafaiete. Já foi propriedade do Barão de Queluz em 1729. Sede produtora de agropecuária tem estilo das grandes fazendas coloniais. Atualmente é propriedade da família Franco.
Joaquim Lourenço Baêta Neves, o Barão de Queluz, era filho do comendador Joaquim Lourenço Baêta Neves e D. Maria Fortunata Monteiro de Barros Baêta Neves. Casou com sua prima D. Maria da Conceição Baêta Neves. Contam que essa fazenda tinha muito escravos,e até tem um muro bonito de pedra construído por eles. Muito desses escravos fugiram para outros lugares,alguns pararam na região dos Moinhos,em Conselheiro Lafaiete.
A fazenda já pertenceu também a Gaspar Lourenço Baeta Neves,Joaquim Ferreira da Silva,Ney Franco e hoje de propriedade dos Francos,atual dono é Ivan Franco.
Não seria possível a fazenda ter sido fundada (em 1729) pelo Barão de Queluz,já que ele nasceu 25/7/1834 e falecido em 11/8/1880. Ele foi dono e não fundador dela.
A fazenda é de 1729, porque nos registros de 1758, quando Manoel de Sá Tinoco,ia construir a Capela de Santo Antônio, já falava nessa fazenda. E em 1758 já eram proprietários da fazenda Água Limpa o casal Manoel de Sá Tinoco e Ursula das Virgens do Sacramento,talvez eles foram os fundadores da fazenda.
O Barão de Queluz não foi o fundador,mas comprou a fazenda no século XIX.
Fonte: LuizFernando/Internet

Ano

1729

Visitação

Não

Hospedagem

Não

Eventos

Não

Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.