Fazenda Cachoeira
Resumo Histórico
FAZENDA CACHOEIRA
Santo Antônio do Amparo - MG #fazenda332
1840
A fazenda da Cachoeira foi desmembrada da fazenda do campo, ela foi doada a Cândida Humbelina de Paiva, filha de José Ferreira Cardoso e neta do jangada, casada com o João Ferreira Aguiar.
Arrumaram como moradia uma casinha simples, pequena, rústica e ainda preservada, utilizada como tulha e dependência de empregada, localizada na parte posterior da atual sede.
Em 1856 a fazenda já pertencia ao casal João e Cândida, pois em duas declarações de propriedade de terras apresentadas por Pedro Ferreira de Paiva e José Ferreira Cardoso ao vigário da paróquia de Santo Antonio do Amparo, para registro em 1856, João vem citado como confrontante das propriedades por eles declaradas.
Embora tenha sido restaurada, a sede da fazenda não foi descaracterizada, preserva muito de sua antiga imagem bem ilustrada por elementos materiais e culturais.
Possui planta em forma de “L”, bastante alongado para o fundo, mede 445,20 m² de área coberta, subdividida em 21 cômodos interligados entre si ou através de largar os corredores. A casa tem quatro amplas salas 12 quartos, entre os quais quatro são pequenos do tipo alcova, sem iluminação direta, três banheiros completos, cozinha e dispensa também bastante espaçosos.
A cachoeira, origem do nome da fazenda, despenca as empobrecidas águas do Ribeirão do Amparo um pouco para a frente e uns 200 metros para baixo da sede. Rodeada de árvores, indistinta à distância, marca sua presença apenas pelo sussurro das águas e no nome da fazenda.
Contato
Visitação
Não
Hospedagem
Não
Eventos
Não
Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.