Engenho de Serra

Resumo Histórico

FAZENDA ENGENHO DE SERRA
São Vicente de Minas - MG #fazenda329

1790*
Hoje em dias as casas não duram alguns anos e já estão comprometidas, esse casarão tem cerca de 230 anos, já pensou nisso? 😳🤣

Esse espetáculo de fazenda é um dos berços e criatórios da Raça Mangalarga Machador. Um belo casarão com várias antiguidades, mobílias originais e muita história, principalmente pelo fato de ser a muitos anos da mesma família.

Severino Eugênio de Andrade casou-se com Maria Ribeiro de Andrade (Maricota), filha de Francisco Penha de Andrade e Inácia de Andrade Junqueira, esta também neta do Barão de Alfenas.

Severino Eugênio e ‘Maricota’ viveram em São Vicente Férrer, na Fazenda Engenho de Serra, um dos berços da raça Mangalarga Marchador (atualmente homenageada no Museu Nacional do Mangalarga Marchador). Ele seguiu a trajetória de vida de seu pai e de seu avô materno, Severino Denunciano dos Reis, dedicando-se à agropecuária. No setor agrícola, envolveu-se principalmente com as culturas de café, arroz, feijão, milho e cana, esta utilizada na fabricação de açúcar mascavo. Na pecuária, se empenhou na exploração leiteira, na suinocultura e na equinocultura.

Na Fazenda Engenho de Serra deixou como legado um lote de éguas e reprodutores descendentes da tropa do Barão de Alfenas, que se perpetua, sendo atualmente a eqüinocultura a principal atividade da Fazenda.

📌Fonte: @paulo_victor_fa

Ano

1790

Visitação

Não

Hospedagem

Não

Eventos

Não

Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.