Fazenda Abaíba
Resumo Histórico
FAZENDA ABAÍBA
Abaíba - MG #fazenda165
1850*
A sede da fazenda Abaíba foi construída por João Monteiro Lobato Galvão de São Martinho na segunda metade do século passado, no então distrito de Santa Isabel, hoje Abaíba, na comarca de Leopoldina, Minas Gerais. O nome Abaíba prende-se ao fato de que João Lobato ia se casar, então escolheu este nome para dar à fazenda, que em Tupi-Guarani quer dizer Casa de Noivos. Depois a fazenda Abaíba foi adquirida por Antônio Monteiro Ribeiro Junqueira que fez vários melhoramentos na mesma, tais como: construção do terreiro de café e tulha, construção do engenho de serra e construção do curral. Alguns anos depois, a Fazenda Cachoeira com mais ou menos 38 alqueires ( hoje pertencentes à fazenda Abaíba), foi à praça e o então proprietário da fazenda Abaíba arrematou-a. Mandou desmanchar a sede da mesma e construiu com o madeiramento que trouxe dessa Fazenda, o paiol, maternidade de porcos, esterqueira, barracão do curral, bezerreiro, cocheiras, etc.
Por volta de 1906, o proprietário da Fazenda Abaíba, comprou a Fazenda Nova Santa Isabel, também de seu tio João Monteiro Lobato. Posteriormente, adquiriu de seu sogro, a fazenda Pedra Negra (que tinha cento e tantos alqueires) e que foi incorporada também à Fazenda. Ficaram então as quatro Fazendas como um todo, pois cada uma delas fazia divisa com a outra. Antes de falecer, Antônio Monteiro Ribeiro Junqueira, possuía essas 4 Fazendas (Abaíba, Cachoeira, anexada à Abaíba, Nova Santa Isabel e Pedra Negra), sendo também um dos maiores acionistas do Banco Ribeiro Junqueira, do qual foi sócio fundador. Com o falecimento de seus pais, Erico Ribeiro Junqueira, nascido a 8 de outubro de 1900 na Fazenda Niagara, assumiu a direção das Fazendas. Sendo o mais velho de uma família de 9 irmãos, dos quais assumiu a tutela de 6 irmãos menores, preferiu vender as ações do banco Ribeiro Junqueira e comprar terras.
A Fazenda Abaíba se destaca no cenário brasileiro com a criação do cavalo Mangalarga Marchador, linhagem Abaíba, que teve como seu Reitor o filho de Antonio Monteiro Junqueira, Erico Ribeiro Junqueira.
Site
Celular
Contato
Ano
1850
Visitação
Não
Hospedagem
Não
Eventos
Não
Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.