Fazenda Abelheiras

Resumo Histórico

Fazenda Abelheiras
Campo Maior - PI #fazenda89
1708
Pertenceu à Casa da Torre de Garcia D'Ávila.
A placa que diz Oscar Gil Castelo Branco, ela é especial pois Oscar Gil era filho dos Barões de Castelo Branco.
Está na posse da família há seis gerações. 300 anos de história.
Fonte: @dinho_castelo_branco 

Antecedentes

A conquista territorial da Capitania do Piauí em meados do século XVI teve participação da família portuguesa Ávila, responsável por um processo de desbravamento do interior nordestino feito principalmente por Garcia d’Ávila, fundador da Casa da Torre na Bahia, antiga sede de um grande território que se estendia por todo o nordeste. Durante o final do século XVIII, a Casa da Torre se encontrava em decadência por causa de disputas com posseiros e desavenças internas na família. Isso contribuiu para o desmembramento de várias fazendas no Piauí em 1839, entre elas estava as terras da Fazenda Abelheiras, que passaram a fazer parte das posses da Casa de São Domingos.

Fundação

A construção da sede da Fazenda Abelheiras é atribuída ao fidalgo português D. Francisco da Cunha Castelo Branco, que teria fundado diversas fazendas de gado na freguesia de Santo António do Surubim, atual município de Campo Maior. Posteriormente a escritura das fazendas Abelheiras e Foge Homem foram passadas como herança para D. Inácia de Araújo Pereira, viúva do coronel Garcia d’Ávila Pereira em 31 de junho de 1839.

Ambas as propriedades foram compradas por Jacob Manuel de Almendra, militar e político piauiense responsável por reformar a casa. Foi posteriormente herdadas por Lina Leonor de Almendra Freitas, que no seu testamento declarou seu amor por Abelheiras e pediu que fosse conservada.

Atualidade

De 1918 a 1998, a propriedade passou por um período de decadência que resultou na redução do seu tamanho original e no surgimento de outras fazendas como Abelheirinha, Alto da Cruz, Santa Alice, entre outros. Adiquirida pela família Gayoso Castelo Branco, atualmente é administrada por Anfrisio Lobão Castelo Branco que mantém preservadas as características arquitetônicas da residência.

Em 2010, a fazenda foi o palco da gravação do filme Flor de Abril, do cineasta Cícero Filho e teve a participação de atores campomaiorenses como figurantes.

 

Ano

1708

Visitação

Sim

Hospedagem

Não

Eventos

Não

Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.