Fazenda Alliança

Resumo Histórico

FAZENDA ALLIANÇA
Barra do Piraí - RJ #fazenda310

1863
E você, gosta desse estilo de arquitetura?
Joaquim José Pereira de Faro, português de Braga, emigrou para o Brasil em 1793 e no Rio de Janeiro, dedicou-se ao comércio e ao tráfico transatlântico de africanos escravizados. Pertencia à corte de D. João VI e D. Pedro I e foi agraciado com o título de Barão do Rio Bonito em 1841.

No início do século XIX, fundou duas fazendas: São Joaquim das Ipiabas e Sant’Anna do Parahyba; teve nove filhos e quatro desses estabeleceram-se em fazendas na região. Entre eles, João Pereira Darrigue de Faro, que, seguindo os passos do pai, alcançou grande projeção social na Corte e foi o segundo Barão do Rio Bonito, fundou a Fazenda Monte Alegre, além de receber de herança a Fazenda Sant’ Anna.

No ano de 1864, Barra do Piraí foi o maior entroncamento ferroviário do Brasil e ganhou na disputa com Vassouras por esta implantação.

A Fazenda Boa Esperança foi vendia por Luiz para o sobrinho José Pereira de Faro, que mudou o nome desta fazenda para Alliança. Homem culto, de ideias liberais, estudou na Europa. Quando voltou dos estudos, se ocupou da vida rural desde os 20 anos de idade e voltou-se para interesses do desenvolvimento da localidade de São Benedito de Barra do Piraí. Construiu nesta localidade a belíssima igreja matriz de Sant’Anna, em 1881.

José Pereira de Faro adquiriu a Alliança, sua fazenda de trabalho, e vivia na Fazenda Sant´Anna. A Alliança foi comprada já com a sua unidade de produção de café construída, composta de casa de vivenda, terreiros de pedra, engenhos de beneficiamento de café, tulhas, senzalas, paióis etc. A partir desta data, José iniciou obras de modernização do complexo cafeeiro da fazenda, ampliando cafezais (mais de 700 mil pés), terreiros – e fazendo melhorias nas edificações e maquinarias. Um imponente pórtico de estilo neoclássico é construído na fachada lateral, em cujo frontão triangular é colocado o ano do fim da obra, 1863.

A Fazenda não foi a sede residencial da família Faro, mas foi a mais importante fazenda produtiva da família.
Fonte: @paulo_victor_fa / @valedocafe 

Ano

1863

Visitação

Sim

Hospedagem

Sim

Eventos

Sim

Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.