Fazenda Bananeiras

Resumo Histórico

FAZENDA BANANEIRAS
Presidente Bernardes - MG #fazenda250

No município de Presidente Bernardes no estado de Minas Gerais essa é a fazenda Bananeiras que é um típico exemplar do período colonial, uma das mais autênticas fazendas de Minas Gerais, pela sua arquitetura parece ter sofrido poucas modificações.

Bananeiras destaca-se pelas dimensões de suas construções, executadas nitidamente em duas etapas, ligadas por um único cômodo.

A mais antiga apresenta-se com sua varanda, em todo o correr, dobrando-se em L, onde se localiza a capela, enquanto a fachada da segunda etapa organizar-se em jogo de panos de parede e vazados.
A sesmaria foi concedida pelo Governador Gomes Freire de Andrade em 1746, a Matias Alves Ferreira, “Na paragem chamada as Bananeiras”, “que partia da parte do nascente com o sertão e do poente com o rio Guarapiranga e, da parte do Sul com o mesmo sertão e do Norte com o dito sertão.” Pedindo sua medição judicial, em 1753, disse que o não pude fazer até o presente por causa do muito gentio que há na dita paragem”. É uma fazenda do século XVIII que reflete bem um padrão quinhentista ou seiscentista ou ainda padrão bandeirista que muitos autores costumam falar, porque é uma fazenda típica da época da chegada dos paulistas no território de Minas Gerais.

Nessa época construíram edificações em um padrão muito semelhante as fazendas da antiga capitania de São Paulo, por isso ela tem esse padrão bastante rústico.

Sem dúvidas merece ser preservada pela sua importância em MG e no Vale do Ipiranga, uma das mais antigas e originais do período, com pelo menos 300 anos de história.

📌Sabemos que não é fácil ao proprietário fazer reformas nesses casarões, é muito caro. Porém o proprietário está empenhado em conseguir deixa-la de pé e bem reformada.

 

Ano

1750

Visitação

Não

Hospedagem

Não

Eventos

Não

Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.