Fazenda Bicas
Resumo Histórico
FAZENDA DAS BICAS
Andrelândia - MG #fazenda245
1750
Indícios documentais apontam que a Fazenda das Bicas foi edificada em meados do século XVIII pelo homem que deu origem ao nome da cidade de Andrelândia: André da Silveira. Segundo o memorialista local Marcos Paulo de Souza Miranda, “a Fazenda das Bicas, ou Sítio das Bicas, como singelamente denominava o próprio André da Silveira, deveria ser uma das mais movimentadas da época, pois estava situada às margens da estrada que seguia do vetusto Arraial dos Serranos para a Vila de São João Del Rei, sede da Comarca do Rio das Mortes”. O topônimo "Bicas" teve a sua origem, em virtude dos bicames de madeira que outrora ali existiam, destinados a conduzir as águas utilizadas na lavagem do cascalho aurífero.
Em 1758 André da Silveira vendeu a Fazenda das Bicas para seu genro o Capitão de Ordenanças Manoel Luiz da Silva c/c Maria da Silveira.
Por volta de 1830, João Gualberto de Carvalho, o primeiro Barão do Cajuru adquiriu a Fazenda das Bicas, no município do Turvo, onde passou a residir. No Arraial do Turvo (atual Andrelândia), construiu um imponente sobrado onde funcionou, mais tarde, o Grupo Escolar Raul Soares, hoje prédio da sede da Prefeitura Municipal e Clubinho.
A Fazenda das Bicas foi a fazenda com maior criação de muares da época do Império, a ponto do Leilão de Sorocaba, SP, não começar sem a presença do Barão do Cajuru. Comércio este que rendeu ao Barão vários latifúndios e muitos outros bens de raiz, pois a Mula se constituía o principal meio de transporte da época. Hoje funciona uma pousada no local.
Fonte: Antônio Marcio Silveira / Jeferson Nogueira / Rildo Silveira / @pousadafazendadasbicas
Celular
Contato
Ano
1750
Visitação
Sim
Hospedagem
Sim
Eventos
Não
Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.