Fazenda Boa Esperança
Resumo Histórico
FAZENDA BOA ESPERANÇA
Belo Vale - MG #fazenda270
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1760
Segundo registros, a construção da Fazenda Boa Esperança teria começado entre os anos de 1760 e 1780, com sua inauguração ocorrida possivelmente em 1822. Durante o período em que pertenceu a Romualdo José Monteiro de Barros, o Barão de Paraopeba, foi elemento central de um complexo produtivo que abarcava outras fazendas, também de propriedade da família.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além da produção agrícola, que contribuía para o abastecimento, não apenas do Vale do Paraopeba, mas, também, de Ouro Preto e de Barbacena, eram produzidos fios, roupas e ferramentas que a tornavam autossustentável.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
De acordo com relatos, os escravos que viveram na Fazenda e seus descendentes teriam dado origem a pequenas comunidades no entorno, entre elas a “Boa Morte” e “Chacrinha dos Pretos”.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A fazenda pertenceu ao Barão de Paraopeba e fica no município de Belo Vale a pouco mais de 70km de BH, ela foi adquirida pelo Governo de Minas Gerais em 1974 e constituiu o patrimônio de fundação do Iepha-MG. Em 1959, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, hoje, Iphan, já havia reconhecido a propriedade como importante patrimônio histórico, realizando seu tombamento.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em 1975 coube ao Iepha-MG fazer o tombamento estadual, para preservar o registro histórico do modo de vida das sociedades rurais do período colonial brasileiro.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Com a revitalização, o espaço passa a compor o circuito de equipamentos culturais da região do Vale do Paraopeba.
Veja mais detalhes nos destaques e no nosso canal no YouTube, se inscreve lá.👍🏼😉
Ela pode ser visitada.
Fonte: agenciaminas / fotos maps
Ano
1760
Visitação
Sim
Hospedagem
Não
Eventos
Não
Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.