Fazenda Boa União
Resumo Histórico
FAZENDA BOA UNIÃO
Valença - RJ #fazenda343
1873
Linda fazenda que tive o prazer de conhecer. A fazenda Boa União teve origem em terras desmembradas da fazenda São João, que foi fundada na primeira metade do século XIX por Domiciano José Alves. Ele foi pioneiro no cultivo do café nos vales do Rio São Fernando, mesmo antes da criação da Freguesia de Santa Isabel do Rio Preto, no município de Valença, ocorrida em meados do século XIX. A fazenda fica próxima à antiga Freguesia.
Como não tinha filhos, participava na administração da fazenda o cunhado e sobrinho de Domiciano, Emerenciano Alves de Moraes, casado com Severina Jacinta de Souza Meirelles, descendente direta das lendárias “Três Ilhoas”. Desde quando se casaram, em 1859, residiam na Fazenda São João, em companhia do tio. Lá nasceram seus seis filhos. Com a expansão das lavouras cafeeiras em terras distantes da localização da sede, surgiu a necessidade da criação de novas unidades de beneficiamento de café. Sítios foram montados para atender a demanda da grande produção.
Entre 1870 e 1873, foi construído mais para o sul de São João um “sítio”, com sede própria e local para secagem e pesagem de grãos de café. No entanto, o processo de beneficiamento continuou sendo realizado nas instalações centrais. Em 1890, Domiciano, viúvo e bem idoso, resolveu deixar São João e ir residir na casa de seu irmão na Freguesia de Santa Isabel, deixando definitivamente a fazenda. Assim, dividiu oficialmente as terras em seis partes e as doou aos sobrinhos-netos.
Álvaro vendeu sua parte ao irmão Julio César, cujas terras eram mais próximas a Santa Isabel e a essa propriedade deu o nome de “Chalé”. Domiciano, casado com América, ficou com a sede pioneira da São João.
Teófilo, casado com Orminda, adquiriu as partes de Francisco e Procópio Zoroastro, portanto, a maior parte das terras, denominadas na época de “sítio”. Foi provavelmente nesta ocasião que a união dos três sítios formou a Fazenda Boa União. Teófilo e Orminda, provavelmente, já residiam desde 1873 em Boa União, mesmo antes da divisão judicial das terras. Este casal, que não teve filhos, criou dois sobrinhos: José de Aquino Vaz, carinhosamente chamado de “Juquina Vaz” e Manoel, apelidado por “Boquinho”.
Por não terem herdeiros diretos, Teófilo e Orminda deixaram a fazenda Boa União para o sobrinho de criação José, casado com Delphina, filha de Domiciano e América da Silva Moraes, herdeira da Fazenda São João. Por volta de 1941, José de Aquino Vaz realizou a planta de divisão das terras da fazenda Boa União, dividida em cinco partes. Ao filho Francisco Vaz, apelidado de “Russo” e casado com Lycea, coube por herança 66 hectares e cinco acres, e mais a sede da fazenda. Atualmente esta histórica propriedade pertence ao filho do casal Francisco e Lycea, José Antônio Vaz e Stela Vaz.
A visão da casa-sede é encoberta por um pomar que apresenta, em primeiro plano, algumas árvores frondosas e mantém, próximo, um pequeno bloco para garagem, aparentando ser remanescente de uma construção histórica. A casa-sede está implantada no declive do morro, de forma perpendicular a este, com a lateral direita da fachada principal, onde fica os acessos à casa, voltada para uma área externa plana, ao nível do piso residencial. Um corte de cerca de 3m no terreno proporcionou que, tanto a fachada frontal, quanto a lateral esquerda, formassem um porão habitável, onde o terreno se espraia para uma área plana, tendo, quase alinhados à casa, os blocos do curral, que a certa distancia, também bloqueiam parcialmente a vista panorâmica que se tem desta fachada, emoldurada ao fundo por árvores frondosas e pela rala vegetação de pastagem, nos morros.
Hoje, sob a liderança de José Antônio Vaz, filho do casal, a fazenda continua a ser um refúgio de história e tradição, um testemunho do passado e um farol para o futuro. Como guardiões de nossa história e cultura, a família Vaz mantém viva a essência e o legado da Fazenda Boa União, para as gerações vindouras.
Fonte: @paulo_victor_fa / Instituto Cidade Viva
Ano
1873
Visitação
Não
Hospedagem
Não
Eventos
Não
Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.