Fazenda Boa Vista
Resumo Histórico
FAZENDA BOA VISTA
Belmonte - BA
1890
Uma fazenda produtora de cacau, centenária e com mais de 120 anos de história. E o que não falta nesta fazenda é história… A fazenda se encontra as margens do rio jequitinhonha, o que explica sua altura que foi feito devido as cheias do rio. A fazenda Boa Vista foi projetada por um marceneiro Italiano e está muito bem preservada, toda de madeira, com escadaria em V e uma grande varanda ao envolto da casa.
A pintura nas paredes é totalmente preservada e feita à mão. Assim como a casa, sua história é incrível. O fundador, chamado Carlos Müller, era alemão e casou-se com Rosa Tompson. O interessante é que Rosa é filha de dois dos confederados sulistas, que participaram de uma guerra civil nos Estados Unidos e após isso, a convite de D. Pedro II, vieram para o Brasil. Um detalhe é que os pais de Rosa foram enterrados na Fazenda Barreiros.
Outra história é que o Rio Jequitinhonha, foi cenário da história dos Botocudos, indígenas antropófagos que viviam na região a muitos anos antes até da colonização do Brasil e foram exterminados por conta desta prática. A ligação entre a família atual proprietária da fazenda é que os fundadores, Carlos Müller e Rosa Tompson não tiveram filhos e deixaram toda a herança a sobrinha, Vitalina, que se casou com uma pessoa da família Schneider, que segue cuidando da propriedade até hoje.
Fonte: @paulo_victor_fa
__________________________________________________
Salve, Paulo Victor,
Parabéns pelo vídeo "COMIAM PESSOAS - HISTÓRIA DOS BOTOCUDOS EM FAZENDA CENTENÁRIA NA BAHIA", o seu trabalho é digno de muitos elogios
Gostaria de acrescentar algumas informações para enriquecer a sua narração, se me permite.
Sobre a propriedade, para ser correto, a fazenda Boa Vista pertence aos herdeiros dos herdeiros de Victalina Esteves de Assis Schneider e como os inventários ainda não foram finalizados, por esta razão a administração é feita na forma de pessoa jurídica com o nome “Condomínio Fazenda Boa Vista”.
Sobre a situação da casa sede, existe um projeto de tombamento por interesse histórico e turístico por Convênio da SEPLAN - Estado da Bahia - Secretaria da Industria Comércio e Turismo, IPAC n.º BR 32405-1, que está paralisado. Estou anexando este projeto a esta mensagem e por curiosidade, você verá uma parte dos móveis originais, que, na época do levantamento, ainda não tinham sido vendidos.
Sobre o extermínio dos Botocudos, encaminho um trabalho que descreve o que ocorreu e que está disponível na internet no site: :“http://historiapolitica.com/datos/biblioteca/frontera_moreira.pdf".
Ainda sobre a narrativa do extermínio dos Botocudos, havia, na fazenda Boa Vista, um cemitério chamado "Cruzeiro do Sul", dedicado aos "Clavinoteiros" que eram os mercenários que recebiam por cada cabeça de Botocudo abatido. O nome "Clavinoteiro" deriva da arma clavinote, também conhecida como bacamarte. Este cemitério foi levado pelo rio Jequitinhonha, na última grande enchente, antes da construção das duas hidrelétricas. Aliás, O topônimo "Jequitinhonha" é de origem indígena e tem o significado de "rio largo e cheio de peixes" que, após a construção das hidrelétricas e do assoreamento do leito, tais peixes sumiram.
Manoel Esteves de Assis casou-se 2 vezes, a primeira esposa foi Zeferina Maria Jesus Assis (...“Manoel Esteves de Assis, "pé-de-manga", casou-se com uma índia Botocuda, Zeferina de Jesus Bulcão, agarrada no mato, a dente-de-cachorro. Moravam na Fazenda Limoeiro, a margem direita do rio Jequitinhonha, nas matas de pedra branca (atual Itapebi); na outra margem vivia um fazendeiro que afugentava os índios, colocando veneno na mandioca.” Trecho do livro Contos de Maria Lucia Lisboa) – O único filho deste casamento foi Coronel Hermelino Esteves de Assis, Bisavô do Eduardo Melo da Fazenda Estrela do Sul.
A segunda esposa do Manoel Esteves de Assis, foi Eleonore Emilie Betty Müller de Assis, irmã de Karl Georg Joachim Müller. Os filhos deste segundo casamento foram Victalina Esteves de Assis Schneider (14/10/1887 a 29/11/1963) que foi a herdeira da fazenda Boa Vista e Jayme Esteves de Assis (30/08/1889 a 24/09/1908).
Victalina Esteves de Assis casou-se com o suíço do cantão de Schaffhousen, Jacob Schneider, que veio ao Brasil para trabalhar na Firma Wildberger, fundada em 1903, compradora e exportadora de cacau. Jacob fazia as visitas às fazendas produtoras de cacau no Rio jequitinhonha e encantou-se com a ”Lily” (forma carinhosa como ela a chamava), ao defrontar-se com a mesma banhando-se na Fazenda Limoeiro (imagine o que era esta situação na época) e disse “Hei de casar com esta donzela” e assim o fez. Tiveram 8 filhos mas o destino fez com que Jacob adquirisse a doença de chagas e decidiu tratar-se na Suiça não tendo sucesso, faleceu em 5 de out de 1926 (com a idade de 45) no Hospital de Valmont, Suiça. O Tio de Lily, que não teve herdeiros, Karl Georg Joachim Müller, deixou, em testamento a fazenda Boa Vista para ela, viúva ao 39 anos de idade.
Sobre o casal Karl Georg Joachim Müller- Comerciante, dono da empresa “Müller e Cia” . Nascido em Leer, Ostfriesland, Alemanha em 20 de agosto de 1861 e falecido em 18 de jul de 1931 no Rio de janeiro e Rosamond Cecilia Thompson-Mueller, nascida em 3 de julho de 1855 em Cleveland, Ohio, Estados Unidos e falecida em 23 de junho de 1924 em Paris, França devido a gripe espanhola, está enterrada no cemitério Père-Lachaise (O cemitério existe por graças a Napoleão Bonaparte , que expulsou os jesuítas, obtendo o terreno que passou para as mãos da cidade e assim foi construído o cemitério, inspirado no estilo dos jardins ingleses).
O cemitério da Fazenda Barreiras (o nome da fazenda Barreiras atualmente é outro - Fazenda Canaã, cujo proprietário chama-se Danilo), temos as seguintes sepulturas e descrições nas respectivas lápides: Georg Heinrich Wilhelm Müller(irmão de Karl Georg Joachim Müller), nascido na Alemanha em 31 de janeiro de 1878 e falecido em 19 de fevereiro de 1918; Henrietta Catherine Thompson que foi a mãe da Rosamond Cecilia Thompson-Mueller "Born April 7, 1818 and died october 20,1878” , Frank Louis Thompson, irmão da Rosamond, “Died March, 1877 - 24 YEARS OLD” e Jayme Esteves de Assis ( Irmão de Victalina), nascido no Limoeiro (Fazenda Limoeiro), Belmonte(Atualmente Itapebi) em 30/08/1889 e falecido a 24/09/1908. – “...no dia 24 de setembro de 1908, o sr. Jayme, irmão do Coronel Hermelino, foi vítima de uma tragédia, quando fazia a sesta, na sua rede, em sua fazenda (Faz. Barreiras), recebeu uma punhalada pelas costas, dada por um tropeiro, para vingar-se de seu patrão, por causa de uma conta de mil-réis. Na mesma rede manchada de sangue ele fora enterrado no cemitério da fazenda barreiras, no alto do morro.” (Trecho do livro Contos de Maria Lucia Lisboa).
Agradeço novamente o seu trabalho, em nome de todos os herdeiros da Fazenda Boa Vista e despeço-me
Att.
Ivan Schneider de Faria
Celular
Contato
Ano
1901
Visitação
Sim
Hospedagem
Não
Eventos
Não
Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.