Fazenda Campo Grande
Resumo Histórico
FAZENDA CAMPO GRANDE
Passa tempo - MG #fazenda314
1866
O @fazendas_antigas convida você para viajar até uma fazenda centenária. Um casarão, que fica em Passa Tempo, na Região Centro Oeste de Minas Gerais, e marca a história da própria cidade.
A Fazenda Campo Grande fica cerca de 150 km de Belo Horizonte. Essas terras eram controladas por Francisco Theodoro Andrade, que morreu em 1889 e passou a ser controladas por seus filhos.
Tem uma árvore muito curiosa no meio do terreiro da fazenda, na foto 06, com uma história peculiar, você sabe que árvore é?
Vou contar no story hein...
Ao redor da sede da Campo Grande são 180 casas. A fazenda é maior do que muitas comunidades rurais. Ela foi o berço de uma das famílias mais influentes do interior de Minas Gerais. Ainda conta com uma linda roda d’água, moinho de milho e café, o terreiro de secagem, uma bomba de gasolina de 1939, uma das primeiras da região, o que mostra o poder dessa fazenda. A fazenda contava com uma moeda própria, vide foto 08.
Os coronéis da família Andrade sempre controlavam as pessoas que entravam e saiam da região de Passa Tempo. Tanto que durante a II Guerra Mundial, Bolivar, que fazia parte da terceira geração da família mudou a estrada de acesso a comunidade para aqui, passando bem no pátio da fazenda.
A porteira que existia, hoje não tem mais. Mas ainda é impossível chegar à Fazenda Campo Grande sem encontrar alguém olhando na janela.
A fazenda ainda possui um muro de pedras construído pelos escravos por volta de 1866.
Fonte: TerradeMinas / Juliana Perdigão / Aline Fonseca
Ano
1866
Visitação
Sim
Hospedagem
Não
Eventos
Não
Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.