Fazenda Campos Novos
Resumo Histórico
Fazenda Campos Novos
Cabo Frio-RJ #fazenda62
1648
Construída em 1648, fazenda é um dos mais ricos exemplares da arquitetura rural jesuítica no Brasil.
A Fazenda Campos Novos, em Cabo Frio, foi tombada, pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, em Brasília. É o término de uma antiga luta de historiadores para preservar o conjunto rural, remanescente de uma antiga fazenda fundada no século XVII (1648). Construída sobre um sambaqui (antiquíssimos depósitos, situados na costa, em lagoas ou rios do litoral, formados de conchas, restos de cozinha e de esqueletos amontoados por índios), a propriedade conta com uma casa, capela e cemitério anexo.
Pela importância histórica, o sítio da Fazenda Campos Novos foi inscrito em três tombos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan): Histórico; de Belas Artes e Arqueológico; Etnográfico e Paisagístico. O tombamento protege o entorno da fazenda e estabelece diretrizes para a área, com o objetivo de controlar a ocupação, garantindo a preservação do descampado ao redor e seu domínio sobre a paisagem circundante. A propriedade foi desapropriada em 1993 pela prefeitura de Cabo Frio.
Ela é um dos poucos exemplares da arquitetura rural que sobreviveu na Região dos Lagos, que possui um rico acervo histórico.
Fonte: O Globo/ Paulo Roberto Araújo / internet
Ano
1648
Visitação
Sim
Hospedagem
Não
Eventos
Não
Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.