Fazenda Castelo

Resumo Histórico

FAZENDA DO CASTELO
Resende - RJ #fazenda151

1830*
Segundo consta, esta fazenda foi fundada por Antônio de Paula Ramos, originário de Baependy, Minas Gerais. Chegou em Resende por volta de 1824, onde montou banca de advocacia, conquistando grande clientela em toda parte do Vale do Paraíba. Casou-se com Maria Escolástica de Silva Lopes, paulista de Areias. Além da Chácara do Alambary – como era conhecida a Fazenda do Castelo –, possuía também a Fazenda da Bocaina.
Por serviços prestados ao país durante a Guerra do Paraguai, foi agraciado com a comenda da Ordem da Rosa. O Comendador Paulo Ramos faleceu em seu palacete, em Resende, no ano de 1888.
Em 1920, esta fazenda foi adquirida por Abílio Marcondes Godoy, bem-sucedido empresário e fazendeiro de laticínios. Fundou a Usina Godoy & Fortes em 1923, constituída pelas fazendas do Castelo, Santa Clara, Santo Antonio, Santa Mônica, Bahia, Monte Alegre, Pequete e Barra. Abílio faleceu no Rio de Janeiro em 1939. Sucedeu-lhe na Fazenda do Castelo seu filho, Dourival Godoy, de cuja descendência ainda pertence esta fazenda.
Um fato curioso sobre esta fazenda é a denominação atual de “Castelo”. O apelido que virou nome provém de dois torreões construídos nas extremidades do solar, à moda dos castelos medievais, em forma circular, como se fossem guaritas. Atualmente esses torreões, que na verdade são terraços, não são de fácil percepção, pois heras os cobrem.
Fonte: iphan/Internet

Ano

1830

Visitação

Não

Hospedagem

Não

Eventos

Não

Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.