Fazenda de Chacrinha

Resumo Histórico

 

FAZENDA CHACRINHA

Valença - RJ

#fazendaantiga28

 

1860

 

Manoel Pereira de Souza Barros adquiriu duas sesmarias de Joaquim José dos Santos em meados da década de 1840, mas levou algum tempo para estabelecer-se definitivamente com a família nas terras.

 

Durante as décadas de 1850 e 1860, o capitão Souza Barros desenvolveu suas fazendas com lavoura de café.

Residindo na Fazenda Campo Alegre, entretanto, não abandonou Chacrinha.

 

Nesta última, que já possuía casa de morada e engenhos construídos por Santos em princípios do século XIX, Souza Barros mantinha engenho de cana, para a produção de aguardente e açúcar, gêneros ainda importantes, inclusive como moeda de troca.

 

A Fazenda Chacrinha foi reservada ao seu filho homônimo, que substituiu uma modesta casa de vivenda construída por Santos.

 

A atual sede da Fazenda Chacrinha começou a ser edificada no final da década de 1860 e foi concluída em 1881, mesmo ano que Manoel Pereira de Souza Barros é agraciado com o título de barão de Vista Alegre, coroando o auge de sua ascensão social.

 

O barão herdou do pai 234 escravos e sabe-se que este número aumentou.

 

A abolição coincidiu com o mês de café maduro, por isso uma corrida contra o tempo surgiu para muitos fazendeiros.

A safra de 1888 estava comprometida, já que muitos haviam vendido o café no pé.

Houve uma corrida aos bancos e casas comissárias.

 

Com a perspectiva de perder tudo que havia conquistado e com a saúde abalada por complicações cardíacas o Barão de Vista Alegre falecia em 1891, com 42 anos de idade.

 

A Fazenda Chacrinha que, estava hipotecada, foi arrematada pelos Esteves Irmãos e Cia., e sem sabermos do real motivo da dissolução do patrimônio rural dos Esteves, a fazenda foi novamente a leilão pelo Banco do Brasil, em 1901.

 

A Chacrinha foi administrada por vários proprietários ao longo dos anos, passando apenas por uma grande restauração, que foi concluída em 1987.

 

Fonte: Instituto Cidade Viva

Contato

Faça login para ver

Ano

1860

Visitação

Sim

Hospedagem

Não

Eventos

Não

Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.