Fazenda do Pinhal
Resumo Histórico
1840
Localizada em terras da antiga Sesmaria do Pinhal.
Na década de 1780, Carlos Bartholomeu de Arruda, avô do futuro Conde do Pinhal, e seu filho, Manoel Joaquim Pinto de Arruda, adquiriram terras por meio de cartas de sesmaria na região dos Campos de Araraquara.
Contudo, a ocupação das terras da Fazenda do Pinhal ocorreu com Carlos José Botelho, um dos filhos de Carlos Bartholomeu e herdeiro desta porção de terras. Foi ele quem deu início às atividades econômicas, com a plantação de cana de açúcar, criação de gado e, posteriormente, na década de 1840, plantação de café. Também foi Carlos José quem construiu a Casa de Morada da Fazenda, nas primeiras décadas do século XIX.
A partir da década de 1850, as plantações de café começaram a se intensificar nesta propriedade. Em tal contexto, seu proprietário era Antonio Carlos de Arruda Botelho, que se tornaria anos depois o Conde do Pinhal. Ele era casado com Francisca Theodora Coelho, com quem teve um filho, o futuro médico, agricultor e senador Carlos José Botelho.
Com o falecimento de Francisca Theodora, em 1862, Antonio Carlos se casou novamente, em 1863, com Anna Carolina de Oliveira, filha dos futuros Visconde e Viscondessa do Rio Claro. Com Anna Carolina, Antonio Carlos tiveram doze filhos. A esposa Anna Carolina cuidava da Fazenda, dos empregados e da educação dos filhos na ausência do marido. Vários dos filhos deste casal estudaram na Europa, local em que há relato de viagens feitas por familiares.
O auge do desenvolvimento cafeeiro na região dos Campos de Araraquara foi o último quartel do século XIX, momento que atraiu a vinda de muitos imigrantes, especialmente italianos. Antonio Carlos foi responsável pela abertura de várias outras fazendas no Oeste Paulista, mas a Fazenda do Pinhal permaneceu como a morada de sua família.
Fonte: Iris Gardem
Site
Contato
Ano
1840
Visitação
Sim
Hospedagem
Não
Eventos
Não
Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.