Engenho Canto Escuro

Resumo Histórico

ENGENHO CANTO ESCURO
Escada - PE

Séc XIX

Esta é uma fazenda típica nordestina, muito charmosa e aconchegante. Sua arquitetura é diferenciada com estilo neogótico, e o que chama atenção é a janela que em seu formato da uma elegância à casa.

No interior, encontra-se 2 quartos, uma mesa de jantar enorme e belíssima, essa mesa de jantar pertenceu ao Engenho Matapiruma, que era do Visconde de Utinga, Henrique Marquês Lins, e foi nessa época que o Imperador Dom Pedro II jantou nessa mesa, quando ele estava passando por escada com uma comitiva, rodou várias fazendas de Pernambuco.

O visconde era avô do Barão de Suassuna, com a morte do Visconde o Barão herdou a casa grande e o engenho e foi morar nela. Além disso, há uma escrivaninha super preservada que também pertenceu ao Barão. Hoje enriquecem o ambiente do Engenho Canto Escuro.

Uma curiosidade da propriedade é a “barriguda de algodão”, árvore que produz algodão e que provavelmente foi plantada no mesmo período em que o engenho foi fundado.

Falando em sua fundação, essa fazenda foi fundada em meados do século XIX, porém não se sabe o ano exato. Ela foi fundada por ingleses que vieram ao Brasil para trabalhar e seu território ocupa 650 hectares de terra.

#fazendasantigas #nordeste #estiloneogótico #curiosidades #historia

Ano

1850*

Visitação

Sim

Hospedagem

Não

Eventos

Não

Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.