Engenho Frexeiras

Resumo Histórico

ENGENHO FREXEIRAS

Escada - PE

 

1913

Frexeiras Velha conta com sua casa grande em perfeito estado, onde foi construído por um arquiteto Francês no ano de 1913, em que se destaca a arquitetura em obra de arte desenhada ao longo da casa.

 

Capela do Engenho Frexeiras Velhas, uma raridade na arquitetura pernambucana, onde a planta da capela é em formato de Cruz, de cima avistamos a capela formando uma cruz, estilo raro em nosso estado, provavelmente a única de PE.

 

A casa-grande e a capela datam, provavelmente, do início do século passado. O chalé, que possivelmente serviu como residência dos proprietários do Engenho de cana-de-açúcar, possui cobertura em duas águas, mais alta e independente do telhado do alpendre. A cobertura do corpo principal é protegida por uma platibanda recortada, delicadamente adornada com uma espécie de brasão ao centro e encimada por quatro pináculos. Seu alpendre é apoiado em colunas de ferro e guarnecido de guarda-corpo no mesmo material. A capela, dedicada a Nossa Senhora de Lourdes, é uma construção em estilo eclético. Com uma inusitada planta em forma de cruz, seus vãos abertos são em arcos plenos, com bandeiras em ogivas neogóticas. Encontrando-se em bom estado de conservação e limpeza, o entorno do atrativo é marcado por gramíneas, plantas ornamentais, fruteiras, algumas palmeiras, uma pequena corredeira formada pelas águas do Rio Ipojuca e algumas construções de menor porte.

Ano

1913

Visitação

Não

Hospedagem

Não

Eventos

Não

Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.