Engenho Morim

Resumo Histórico

ENGENHO MORIM
São José da Coroa Grande - PE #fazenda273

1750*
O Engenho Morim foi fundado no século XVIII, pela baronesa de Gindahy, é uma propriedade histórica, que a época, desenvolvia atividade de plantio de cana de açúcar.
As construções existentes contemplam a casa grande, estábulo, banheiro de carrapaticida, estrumeira, moita e casas de moradores, que conservam as linhas arquitetônicas originais. Também pode-se observar as ruínas da capela, em frente à casa grande.

A Fazenda Morim com 1129 hectares está localizada no Município de São José da Coroa Grande, na mata sul do estado de Pernambuco, Brasil.

Ainda segundo o estudo citado, em 17 de março de 1900, Estácio de Albuquerque Coimbra adquiriu a propriedade sendo palco de importantes reuniões políticas, uma vez que foi governador de Pernambuco por 2 vezes e vice-presidente da república. Gilberto Freire em sua obra Casa Grande & Senzala relata em sua pesquisa fatos e costumes ocorridos no referido engenho, uma vez que ele foi um dos principais amigos de Estácio Coimbra (ver histórico). Os atuais proprietários iniciaram em 2003 a recuperação de todas as instalações físicas com destaque para a Casa Grande , restaurada com fidelidade aos detalhes da época, o estábulo e as demais edificações do local. Resta a capela a ser recurperada.
Na propriedade atualmente se desenvolve a criação de Nelore. Existe ainda área com seringueiras e palmeiras imperiais.
*data aproximada
Fonte: ecofazendamorim
Sérgio Dias

Ano

1750*

Visitação

Não

Hospedagem

Não

Eventos

Não

Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.