Engenho Novo

Resumo Histórico

FAZENDA ENGENHO NOVO 
São Gonçalo - RJ 
#fazendaantiga32 
 

Do século XVIII até parte do XX, a Fazenda Engenho Novo foi importante colaboradora no desenvolvimento econômico do Município de São Gonçalo. Inicialmente, sua produção foi de cana-de-açúcar possuindo inclusive um engenho de cachaça e açúcar, depois de citrus, sendo exportadora de laranja e a maior produtora de abacaxi do Estado.  

O antigo Engenho do Novo Retiro pertenceu a diversos donos até́ 1830, quando foi adquirido por Belarmino Ricardo de Siqueira – Barão de São Gonçalo, ele foi o primeiro proprietário ilustre, e era amigo de D. Pedro II, que se hospedava na Fazenda por ocasião de suas visitas à Freguesia de São Gonçalo do Amarante.  

A Fazenda tinha seu conjunto arquitetônico formado por duas construções: a mais antiga, onde havia a casa grande e a senzala; e a segunda, em estilo neoclássico, formada por serventias laterais e uma capela central, construída especialmente por ocasião de uma das visitadas do Imperador. 

Apesar dos áureos tempos e de toda a sua importância econômica e cultural, não houve preocupação em se resguardar a integridade de suas estruturas. Na década de 1990, a Fazenda passou por duas intervenções de âmbito político: a desapropriação de sua área pelo ITERJ e o tombamento do seu conjunto arquitetônico e paisagístico pelo INEPAC, mas não houve iniciativas que tornassem o bem tombado autossustentável. Mais uma triste história de abandono patrimonial. 
A Fazenda possui um conjunto arquitetônico em estilo neoclássico. Foi um dos principais trajetos da 2ª corrida automobilística do Brasil em 1909 e também serviu de cenário para as gravações da minissérie “Memorial de Maria Moura”, produzida pela Rede Globo. Abandonado não resistiu ao descaso e ruiu no início dos anos 2000. 

Fonte: Karla Estelita Godoy

Instagram

Faça login para ver

Site

Visitação

Não

Hospedagem

Não

Eventos

Não

Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.