Engenho Pituaçu

Resumo Histórico

ENGENHO PITUAÇÚ

Canguaretama - RN

1850

Há 5 gerações, este engenho se mantém na família proprietária. Um engenho autêntico de açúcar do nordeste brasileiro em atividade.

Este engenho foi fundado por volta de 1850 a 1860. Ele mantém as mesmas características originais da época, que graças aos cuidados do proprietário Eduardo Gomes de Carvalho, estão super conservados.

O engenho Pituaçú é produtor de mel de engenho. O prédio do engenho e a "casa de purgar" são os mais antigos da propriedade e é onde se fabricava a rapadura, o açúcar bruto e a aguardente.

A arquitetura e construção do engenho é peculiar e dá um charme ao local, com toda sua estrutura e telha original. Uma verdadeira relíquia.

No interior do engenho, um vão livre e madeiramento de fora a fora totalmente preservado, uma preciosidade.

Algo interessante sobre a produção do mel de engenho é a festa da "Botada", que marcava o início da moagem da cana de açúcar nos engenhos do Nordeste. Sem que o padre benzesse o canavial e agradecesse a fartura da safra do ano, ninguém, homem livre ou escravizado, podia começar sua tarefa. Após isso, ocorria uma festa, para se iniciar a produção.

Neste engenho, tivemos a incrível oportunidade de ver e participar da produção do mel de engenho e aprender um pouco mais de como funcionava um engenho no passado.

Além dos prédios do engenho e da "casa de purgar,", há também uma linda casa-grande, mobiliada tal qual no século XIX, em estilo neoclássico e uma capela, que nos permite (mais uma vez) voltar no tempo.

 

 

Visitação

Sim

Hospedagem

Não

Eventos

Não

Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.