Fazenda Estância da Gruta

Resumo Histórico

ESTÂNCIA DA GRUTA
Capão do Leão - RS #fazenda373

1853
Situada perto de Pelotas, numa região outrora denominada Capão Florido, hoje atende pela designação de Pavão, pertencente ao distrito do Capão do Leão. Lá assentam as terras da sesmaria concedidas pela Coroa Portuguesa por volta de 1777, compreendidas entre os rios Piratini e Contrabandista no RS, ao sargento-Mor Roberto Roiz, que as veio a transferir a seu genro, o Barão de Jaguari, Domingos de Castro Antiquera.

Em 1848, Antonio José Gonçalves Chaves adquiriu a sesmaria dos descendentes de Roiz. Nela, uma das herdeiras, de nome Bernardina, fez edificar, em 1853 a sede da atual Estância da Gruta, na qual persistem até hoje as características originais rigorosamente conservadas, desde as paredes de 60 cm feitas de adobe até as aberturas, em que os próprios vidros das portas e janelas vem desde o período de construção. A transferência da propriedade, pelos herdeiros do Barão de Jaguari e Antonio José Gonçalves Chaves, está associada a trágica extinção da descendência de Domingos Antiquera.

Sua bisneta, de nome Maria, por ter contrariado os amores do filho, Vicentinho, com uma mulatinha escrava, veio a falecer solitária na fazenda. Conta-se que, ao retornar de um passeio a cavalo, o rapaz, de 23 anos, encontra a escrava morta no pátio da casa e, desesperado, atira-se ao arroio, afogando-se.

A filha do comprador, Antonio José Gonçalves Chaves, casou-se com o médico Edmond Berchon des Essarts, e está nas gerações da família até hoje. Em 1888, o Dr. Edmond Berchon, comprou as terras dos outros herdeiros, e refez a sesmaria, nela incluindo essa Estância, ano o qual foi marcado pela abolição da escravatura e logo após, no ano seguinte, a Proclamação da República.

A produção de gado começou em 1915, quando o Dr. Friesh, um zootecnista inglês, vendeu todo o seu rebanho para o Dr. Edmundo Berchon des Essarts e seu grande amigo Dr. Francisco de Assis Brasil, que além de ter sido diplomata e embaixador do Brasil na Inglaterra, era homem de muita vivência no campo. Lá percebeu, que as pastagens e as condições climáticas do condado de Devon (onde a raça começou) eram muito semelhantes ao RS.

Neste período a Estância da Gruta importou touros da Inglaterra e na década de 70 chegou a ser o maior plantel do mundo. A partir de 1993, implantou um sistema de franquia para produção do Composto Montana, uma nova raça, baseada em um sistema genético sério e de princípios comprovados, economicamente lucrativos. E, o cultivo de arroz, constitui mais uma atividade que empreende a atual dona da propriedade e bisneta do Dr. Edmundo Berchon, a Engenheira Agrônoma, Anna Luiza Sampaio.

A Estância da Gruta permanece a mais de 150 anos um grande estabelecimento agro-pastoril, agora na sua sexta geração, fiel as suas origens e a tradição associada à tecnologia.
Fonte: @estanciadagruta 

Instagram

Faça login para ver

Contato

Faça login para ver

E-mail

Faça login para ver

Ano

1845

Visitação

Não

Hospedagem

Não

Eventos

Não

Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.