Fazenda Favacho
Resumo Histórico
FAZENDA FAVACHO
Cruzília - MG #fazenda319
1750
A história da Favacho começa com Antônio Rodrigues da Fonseca, morador do caminho velho da Estrada Real, quando recebeu a sesmaria, em 28 de abril de 1725. Esse vendeu suas terras ao capitão José Francisco Nunes, mas, por razões desconhecidas, talvez por não poder cultivar e desenvolver suas terras, perdeu o título da sesmaria. Posteriormente, em 1754, o coronel José Vieira de Almeida e sua esposa, Ana Maria de Oliveira, receberam o título da sesmaria da Favacho e foram eles que construíram a sede da fazenda e a Capela em honra a São José, benta em 1º de janeiro de 1761.
Ao lado e ao fundo da capela estão enterrados alguns antigos membros da família e mais ao fundo, diretamente no chão, muitos escravos.
Nascido em 14 de novembro de 1727, em São Simão da Junqueira, Portugal, o patriarca da família, João Francisco Junqueira, imigrou para o Brasil em 1747, com pouco mais de 20 anos.
Em 1758 casou-se com Elena Maria do Espírito Santo, em São João del Rey.
Em 1764 se mudaram para a comarca do Rio das Mortes, lá recebeu a sesmaria da Campo Alegre, construiu a sede da fazenda e viveu até a sua morte.
O patriarca teve 7 filhos, dos quais o primogênito, João Francisco, herdou a Fazenda Favacho, e o caçula, Gabriel Francisco, o barão de Alfenas, herdou a fazenda Campo Alegre.
Todos tiveram uma grande descendência que se espalhou pelo Brasil inteiro.
Os descendentes de João Francisco Junqueira Filho herdaram a Favacho por 5 gerações seguidas, até que em 1982 José Mário Junqueira de Azevedo e sua esposa Lucia Junqueira de Azevedo compraram a fazenda e continuaram preservando o berço da família.
Fonte: @paulo_victor_fa
Site
Ano
1750*
Visitação
Sim
Hospedagem
Sim
Eventos
Não
Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.