Fazenda Gavião
Resumo Histórico
FAZENDA DO GAVIÃO
Cantagalo - RJ #fazenda187
1860
O palacete do gavião foi construído em 1860, a mansão foi uma das propriedades do Barão de Nova Friburgo, Antônio Clemente Pinto, que, no séc. XIX, foi traficante de escravos e dono de mais de dez fazendas de café na região. O projeto arquitetônico neoclássico foi realizado pelo arquiteto alemão Carl Friedrich Gustav Wehneldt, o mesmo que projetou o Palácio do Catete, atual Museu da República, que foi residência do Presidente Getúlio Vargas no Rio de Janeiro.
O palacete foi considerado por técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional - Iphan como o casarão de fazenda com a arquitetura mais neoclássica do País. Segundo o historiador João Bosco, “Li uma vez no material de um técnico do Iphan que o Palacete do Gavião é a sede de fazenda mais neoclássica do Brasil”, afirma.
Contam que, no interior do palácio, haviam pinturas a óleo de pintores franceses, candelabros, dentre outros objetos preciosos de decoração, e que o espaço já hospedou o imperador dom Pedro II e sua filha, princesa Isabel, quando visitaram a região.
Na fazenda, também há uma capela com um quadro datado de 1882, com a autorização escrita, à mão, de dom Pedro II e do bispo do Rio de Janeiro, permitindo que fossem rezadas missas na região.
O palácio é tombado pelo município, mas é de propriedade privada e não está aberto à visitação.
Queríamos que o @iphangovbr tombasse esse patrimônio, quem sabe nosso pequeno Instagram com seguidores engajados não consegue mobilizar pessoas importantes para ajudar nessa causa.
Ano
1860
Visitação
Não
Hospedagem
Não
Eventos
Não
Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.