Fazenda Guaritá
Resumo Histórico
FAZENDA GUARITÁ
Rio das Flores - RJ #fazenda135
1860
O Barão de Ipiabas por volta de 1860, desmembrou uma porção de terras da Fazenda Campos Elyseos, doando-a ao seu filho Francisco Werneck. Francisco, com cerca de 20 anos de idade, 28 escravos e um feitor, deu inicio à abertura da “Fazenda do Guaritá”. A origem desta denominação está na árvore deste nome, muito comum nas matas da região.
Francisco só habitou a fazenda por volta de 1875, quando da conclusão da construção da sede. Em 1882, foi agraciado com o título de segundo Barão de Ipiabas. Em 1899, o Barão hipotecou a fazenda ao Banco Hipotecário do Brasil, conseguindo no ano seguinte sua quitação. Nesta ocasião constava a Fazenda do Guaritá de 103 alqueires, sendo 16 ocupados por mata virgem, 12 em capoeirão, 33 pasto e 42 cultivados.
Em 30 de maio de 1900, o Barão de Ipiabas desistiu do café e vendeu a fazenda por 70 contos de réis, ao primo João Ramos e se mudou com a família para o RJ e virou funcionário público.
O dinheiro apurado pelo Barão de Ipiabas, com a venda de suas fazendas, foi posto no Banco do Brasil, que logo foi levado a uma espécie de falência, provocada pela emissão de dinheiro sem lastro e pela aplicação deste em empresas sem estrutura.
Guaritá integrou os bens da sociedade “Wantuyl & Quitito”, dos sócios Capitão Vantuyl Ramos e Alfredo Quitito, filho e genro de João Ramos.
Logo em seguida a fazenda foi adquirida pelos sócios Capitão Vantuyl Ramos, primo do Barão de Ipiabas, e seu cunhado Alfredo Quitito.
Em 1959, Marcos Cunha adquiriu a Fazenda Guaritá, com 136 alqueires de terra em completo abandono. Comprou também as fazendas vizinhas, Santo Antônio e Campos Elyseos, totalizando uma área de 1.500 hectares. Apaixonado pela história e trajetória de sua família no Vale do Paraíba, trabalhou na recuperação arquitetônica e histórica das fazendas Guaritá, Campos Elyseos e Santo Antônio.
Em 1985, Dr. Marcos faleceu repentinamente. Guaritá foi vendida por seus herdeiros ao empresário Paulo Orívio. Por fim, na década de 1990, foi adquirida pelo empresário carioca Omar Perez.
Fonte: Omar
Contato
Ano
1860
Visitação
Sim
Hospedagem
Sim
Eventos
Não
Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.