Fazenda Independência
Resumo Histórico
FAZENDA INDEPENDÊNCIA
Mimoso do Sul - ES #fazenda278
1881
O Capitão Leopoldino Gonçalves Castanheira, natural de Bonsucesso, próximo a BH, foi para São Pedro do Itabapoana, por volta de 1864. Em 1870 foi designado a 3º vice-presidente da Província do Espírito Santo. Recebeu o titulo de Comendador e passou a ser conhecido como "Comendador Castanheira”
Em 1872, tornou-se proprietário na região e organizou a Companhia Castanheira e Castro e contava com seus 60 escravos, para a construção de um grande casarão nas terras. Em 1876, inicia a grande obra, a construção da fazenda Independência.
Concluída em 1881, em 1888 com a Abolição dos escravos, ficou desanimado com a propriedade e de certa forma precipitou e vendeu o seu grande patrimônio. Os compradores eram os irmãos Ramezoni.
Após passar por alguns proprietários, Sr. Pedro Mendes, que veio fechar negocio em 1922 e no ano de 1923 trouxe a família para o grande casarão. Domingos faleceu em 1939 e a fazenda ficou sendo administrada por sua viúva Dona Mariquinha, durante trinta anos que faleceu em 1969. Onde seu filho primogênito, João Guarçoni vendeu em 1972 para o Sr. Antonio Carvalho.
Hoje, a Independência esta conservada e muito bem cuidada por Dona Penha Moulin Carvalho, e principalmente seu filho Luiz Antonio Moulin Carvalho, sua nora Maria Terezinha Arrabal Carvalho, que e da família Guarçoni e tem orgulho deste lugar.
A fazenda Independência é um exemplo, com um acervo raro de peças de época – móveis, objetos de adorno e utensílios de cozinha. O teto em madeira do casarão compete em beleza com a grandiosidade dos cômodos. Tudo ali é importado. Os móveis vieram da Europa, assim como a porcelana que enfeita as antigas cristaleiras em madeira nobre. Objetos art-noveau atraem muitos pesquisadores e apaixonados por esse período histórico.
A propriedade de 195 alqueires é produtiva na agropecuária, com lavouras de café, banana, milho, eucalipto, seringueira, pecuária de corte, leite e criação de muares. E tem suas pedreiras de granitos próprias com a indústria de beneficiamento, atende o mercado nacional e internacional.
Fonte: @mariaterezinhaarrabal
Ano
1881
Visitação
Não
Hospedagem
Não
Eventos
Não
Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.