Fazenda Jucutuquara (Museu Solar Monjardim)

Resumo Histórico

FAZENDA JUCUTUQUARA

Vitória - ES #fazenda375

1780

Atualmente, o Museu Solar Monjardim é uma das instituições federais administradas pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). É um museu público histórico brasileiro sediado no bairro de Jucutuquara, na cidade de Vitória, Espírito Santo. O casarão colonial cuja construção foi iniciada na década de 1780, e foi sede da antiga Fazenda Jucutuquara, que abrigou ao longo de quase dois séculos importantes personagens da história regional e nacional, como o naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire, o Padre Antônio Diogo Feijó, um dos regentes do Brasil na época do Império e o Senador Nicolau dos Campos Vergueiro. O solar do século XVIII é considerado como a mais antiga construção rural particular do período colonial capixaba.

O casarão possui onze quartos, três salões, capela dedicada a Nossa Senhora do Carmo, cozinha de piso atijolado e uma longa varanda. Em construções anexas ficavam estabelecimentos de indústrias caseiras e alojamento de escravos domésticos. Seu acervo contém mais de duas mil peças, entre mobílias, peças de arte sacra e utensílios domésticos e é direcionado para reconstituir uma residência rural de família abastada no século XIX. A fazenda Jucutuquara era propriedade dos padres da Companhia de Jesus. Com a expulsão dos jesuítas, a fazenda foi adquirida pelo comerciante Gonçalo Pereira Pinto. As suas terras iam do morro da Capixaba à Ponta de Tubarão, produziam farinha de mandioca e posteriormente café. O ano era 1816 quando a propriedade passa as ser da família Monjardim, como dote de casamento de D. Ana Francisca Maria da Penha Homem de Azevedo, filha única do capitão-mor Francisco Pinto Homem de Azevedo, com José Francisco de Andrade e Almeida Monjardim.

A família manteve o imóvel por 150 anos. Em 25 de outubro de 1940, o prédio é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, atual IPHAN, sendo considerado pelos técnicos como um dos melhores exemplares da arquitetura rural do litoral sudeste do Brasil. Alugado ao governo do estado a partir de 1942, entre 1944 a 1964 o prédio abrigou o Museu Capixaba. De 1964 a 1969, abrigou o Museu de Arte e História, formado em função dos acervos do Museu Capixaba e Museu de Arte Sacra. De 1969 a 1972, foram efetuadas obras de recuperação, ficando o prédio ainda fechado à visitação pública. O Museu é reaberto, em 1980, com o nome de Museu Solar Monjardim e a conceituação de reconstituir uma residência rural e o contexto sociocultural de uma família abastada. Seu acervo, expressivo, composto de cerca de 4.000 peças, distribuídas em objetos bi e tridimensionais e documentos fotográficos e textuais, é o remanescente desses museus citados.

A partir de 2009, passou a ser administrado pelo IBRAM, uma nova autarquia, sendo o único museu federal em Vitória vinculado ao Ministério da Cultura

Fonte: http://museus.cultura.gov.br/

Fonte: @paulo_victor_fa

Instagram

Faça login para ver

Ano

1780

Visitação

Sim

Hospedagem

Não

Eventos

Não

Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.