Fazenda Mandiquera
Resumo Histórico
FAZENDA MANDIQÜERA
Quissamã - RJ #fazenda293
1875
Essa da uma tristeza de ver que não tem como explicar, “uma nação que não cuida de sua história é um povo sem memória.”
SOS Mandiquera!
📌Você também tem esse sentimento ?😔
A Casa da Fazenda Mandiqüera é um imponente solar cuja construção exemplifica o apogeu da produção de açúcar na região norte fluminense. Localiza-se no município de Quissamã, no norte do estado do Rio de Janeiro, Brasil.
O solar foi erguido com projeto do arquiteto alemão Antônio Becher, o mesmo da Fazenda Machadinha. Foi construído para residência de Bento Carneiro da Silva, o Conde de Araruama, filho mais velho do 1º Visconde de Araruama, a cujo casamento compareceu o D. Pedro II. Segundo Calvente, o projeto de Becher foi um trabalho mais erudito do que seu projeto para Machadinha, no que se refere aos modelos neoclássicos, sendo a mais importante residência rural erguida em Quissamã no século XIX.
A casa primitiva existente no local ficou anexa, passando a servir como parte de serviço da nova residência. Em 1877, cessa de funcionar o engenho da fazenda, passando toda a produção de cana a ser enviada ao Engenho Central, fundado naquele ano. Com a morte do Conde, em 1892, herdou a propriedade a Condessa de Araruama, Raquel Francisca de Castro Neto Carneiro, ficando em seu poder até o ano de 1926, quando morreu. Fica residindo no solar sua neta Maria José de Queirós Carneiro da Silva, com sua família até 1927, ano em que muda para outra casa, a Fazenda São Miguel. De 1929 a 1934, reside na casa Mário Carneiro da Silva, neto dos Condes de Araruama, tendo fundado uma fábrica de doces e de melado no local do antigo engenho. Mudando-se para Niterói, fecha definitivamente a casa. Hoje, a casa pertence a Hélcio Carneiro da Silva, neto de Mário, que a mantém fechada, residindo na Santa Raquel. Das antigas terras da Mandiqüera, foram desmembradas as fazendas de Santa Raquel, São José, São Manoel, Trindade, parte de Boa Esperança e ainda as terras onde foi fundada a Companhia Engenho Central de Quissamã.
Fonte: @paulo_victor_fa / Wikipédia
Ano
1875
Visitação
Não
Hospedagem
Não
Eventos
Não
Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.