Fazenda Marrecas
Resumo Histórico
FAZENDA DAS MARRECAS
Maragogi - AL #fazendaantiga25
1780
Fundada no Século XVIII, a Fazenda Marrecas é um antigo engenho de cana-de-açúcar localizado na Zona Rural de Maragogi. Ainda com instalações preservadas desde a construção, como o casarão-sede, a capela de São Gonçalo, a antiga casa de farinhas e são datados de 1780, auge do período colonial no Nordeste.
O engenho Marrecas em Maragogi é exemplo a ser seguido pela imponência da casa-grande aliada ao bom gosto arquitetônico dos detalhes do belo engenho, em excelente estado de conservação. Sua requintada e original arquitetura é motivo de admiração dos que vislumbram o solar na elevação em que se posiciona, particularmente na sua imagem frontal ressaltando o modelo incomum da varanda, semifechada com arcos centrais moldados esculturalmente, arcos laterais em modelo diverso e a escada de acesso em pedra, sendo as pilastras que a ladeiam trabalhadas com desenhos e encimadas por pinhas de cerâmica. Interiores do solar, cujo conteúdo compreende o que há de melhor em termos de mobília de época, digno de um poderoso e influente senhor de engenho.
No ano de 1817, Nicolau Paes Sarmento, capitão-mor da Real Vila de Porto das Pedras, citava Antonio de Holanda Cavalcanti como senhor do engenho Marrecas. Entretanto, é de se presumir tratar-se de construção anterior, ainda do século XVIII, desvendada nos materiais nela empregados, tais como pedras em arenito, tijolos manuais e argila solta.
Ao clã dos Holanda Cavalcanti pertenceu o engenho até era contemporânea, quando passou aos donos atuais que o conservam de forma tão admirável que tem servido de palco para a televisão em novelas e cenário para a cinematografia.
Nos dias presentes funciona com uma atividade agropecuária.
Contato
Ano
1780
Visitação
Não
Hospedagem
Não
Eventos
Não
Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.