Fazenda Mato de Pipa
Resumo Histórico
FAZENDA MATO DE PIPA
Quissamã - RJ #fazenda291
1770
Mais antiga casa de senhor de engenho ainda de pé na região do norte fluminense, a sede da Fazenda Mato de Pipa foi o centro ao redor do qual cresceu o povoamento que se tornaria o município de Quissamã.
Erguida entre 1777 e 1782 por Manuel Carneiro da Silva, a propriedade foi visitada pelo Imperador Dom Pedro II, no século XIX.
Foi erguida entre 1777 e 1782 por Manuel Carneiro da Silva, capitão da aldeia dos índios em Quissamã, que possuía uma sesmaria que ia da lagoa Feia à lagoa da Ribeira. Em 1782, Manuel Carneiro da Silva passou a residir na casa da fazenda Mato de Pipa com sua esposa, Ana Francisca de Velasco Távora Barcellos Coutinho, irmã do herdeiro do morgado do Capivari (terras entre a lagoa Feia e o mar). Seu filho, José Carneiro da Silva, que se tornaria o 1º barão e visconde de Araruama, nasceu nesta casa em 1788.
A capela doméstica (foto 10), que é apenas um cômodo no interior da casa, foi utilizada como igreja matriz por cerca de 20 anos, até que, em 1815, terminou a construção de uma igreja em local próximo à fazenda Mato de Pipa, no mesmo local onde está a atual igreja matriz de Quissamã. A transferência da igreja matriz transferiu a freguesia do Furado (local onde estava a fazenda Capivari) para Quissamã (nas terras da fazenda Mato de Pipa), o que deu origem ao desenvolvimento do atual centro urbano da cidade de Quissamã.
Bem mais rico do que seu pai, José Carneiro da Silva, o futuro primeiro barão e visconde de Araruama, construiu uma casa mais requintada, a casa da fazenda Quissamã, e deixou de residir na casa da fazenda Mato de Pipa em 1826.
Talvez devido ao seu aspecto rústico, em 1917 foi construída uma nova sede para a fazenda Mato de Pipa, a qual é conhecida como Vila Evelina (postarei em breve).
Seus últimos herdeiros a doaram para uma fundação criada por eles mesmos, a AMAP - Associação Mato de Pipa - a qual tem como objetivo mantê-la nas condições originais e divulgar o seu valor histórico.
A casa é aberta para visitação pública.
Fonte: @paulo_victor_fa / Wikipédia
Contato
Ano
1770
Visitação
Não
Hospedagem
Não
Eventos
Não
Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.