Fazenda Mato Dentro

Resumo Histórico

Fazenda Mato Dentro
Campinas - SP #fazenda78

1806
A Fazenda Mato Dentro foi formada a partir da Sesmaria Engenho Mato Dentro, fundada em Campinas pelo tenente-coronel Joaquim Aranha Barreto de Camargo, em 1806, para a produção do açúcar. Inicialmente com 1515 alqueires, permaneceu como engenho de açúcar até segunda década do século, quando começaram os primeiros cafezais em Campinas.

Em 1820, a filha de Joaquim, Maria Luzia de Souza Aranha, depois viscondessa de Campinas, e seu marido Francisco Egídio de Souza Aranha assumiram a propriedade, reativando a produção do açúcar e o beneficiamento do café. A monocultura do café foi substituindo, aos poucos, o plantio do açúcar.

Em 1879, parte das terras foram divididas por herança entre as duas filhas da viscondessa, Maria Brandina e Petronilia Egydio de Souza Aranha, sendo na época uma propriedade com 200 escravos e grande produção de café[2]. Os últimos descendentes a administrar a fazenda foram Queiroz Aranha e Soares e José de Lacerda Soares. Em 1950, a fazenda foi vendida e logo transferida ao Governo do Estado. A Fazenda Mato dentro foi então transformada em fazenda experimental, subordinada ao Instituto Biológico. Em 10 de maio de 1982, a sede da fazenda foi tombada pelo Patrimônio Histórico, e em 24 de setembro de 1988, o Governador Orestes Quércia autorizou o início da obras do Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, na Fazenda Mato dentro, prevendo o aproveitamento de 110 dos 285 hectares de área como área de lazer.
Fonte: Maria/Reginaldo/Dreco

Contato

Faça login para ver

E-mail

Faça login para ver

Ano

1806

Visitação

Sim

Hospedagem

Não

Eventos

Não

Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.