Fazenda Ouro Fino
Resumo Histórico
FAZENDA OURO FINO
Além Paraíba - MG
1855
Trata-se, provavelmente, do mais agigantado casarão de fazenda de toda a região. Possui um total de um mil e seiscentos metros quadrados em seus dois andares, compostos por doze quartos e seis salões, entre outras acomodações. Seu pavimento térreo frontal é todo formado por umbrais em arcos plenos e sua construção é de alvenaria e taipa. Defronte a fachada, dois imensos terreiros para a secagem do café ainda podem ser vistos, formando níveis.
A Fazenda Ouro Fino fica próxima à divisa de Além Paraiba com Mar de Espanha e sua sede foi inaugurada em dezembro de 1855 Seu primeiro proprietário foi o comendador Francisco Sales de Oliveira e Castro tendo posteriormente pertencido a, entre outros, Thereza de Magalhães Pinto e Cândido Sobral de Almeida Magalhães. Era um recanto frequentado, na juventude, pelo jurista Sobral Pinto. Seu atual dono é o advogado e escritor Amil Alves.
O material de sua construção foi extraído das terras da fazenda, que tinha oficinas, serralherias e olarias. Hoje coberto por telhas francesas, o casarão preserva uma lenda do inicio do século, quando a produção da fazenda caiu e, certas horas da noite, o telhado chiava em lamentos, pedindo sua libertação. A abolição já havia se consumado há duas décadas e as fazendas de café, assim como inúmeros prédios da época imperial, eram cobertas por telhas tipo canal, moldadas, segundo a lenda, nas pernas dos escravos mais altos e mais fortes. Dai, provavelmente, a sua troca pelas telhas francesas, até hoje existentes.
Fonte: Fernando Mazza
Ano
1855
Visitação
Não
Hospedagem
Não
Eventos
Não
Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.