Fazenda Paiva

Resumo Histórico

FAZENDA DO PAIVA
Nova Era - MG #fazenda287

1840
"O motivo da denominação da fazenda é ignorado. Sabe-se que um dos primeiros proprietários foi Emílio Gonçalves Laranjeiras, que ali residiu até o final do século XIX, quando Joaquim da Costa Lage Neto, então proprietário da Fazenda do Capão, em Itabira, a comprou (no ano de 1879).

Casado com Emília Senhorinha de Alvarenga, Joaquim da Costa Lage Neto executou várias benfeitorias nos domínios da fazenda e manteve a indústria açucareira que abastecia os mercados de Itabira, São José da Lagoa e São Domingos do Prata, entre outras localidades vizinhas.

Em 1900, com o falecimento do Senhor Joaquim da Costa Lage Neto, as terras são passadas aos seus seis filhos e sua viúva. A pedido desta, o terceiro filho do casal, Nuno da Costa Lage, passa a administrar a fazenda, concluindo a construção da sede. Ali instala um moinho, máquinas de pilar café e arroz, ralos para mandioca, etc... a transformando em uma das maiores fornecedoras de insumos para a região.

Atualmente as terras da fazenda da sede original encontram-se desmembradas em várias partes e o terreno que permaneceu, com a construção principal, o paiol, o curral e entorno imediato, é de propriedade da segunda geração descendente de Custódio da Costa Lage (Srº Cristiano Martins da Costa Silva).

Atualmente a edificação é utilizada pelo proprietário e seus familiares nos finais de semana. Criação de cavalos da raça Mangalarga Marchador @harascrimax , gado de corte/leite e aves para comercializar ovos caipira, são a fonte de renda da fazenda.

Fonte: @harascrimax / @paulo_victor_fa

Ano

1840

Visitação

Não

Hospedagem

Não

Eventos

Não

Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.