Fazenda Palmital
Resumo Histórico
FAZENDA PALMITAL
Resende - RJ #fazenda202
#tristeza #vamosapoiar
1750*
A fazenda centenária foi consumida pelo fogo em um acidente e pelo alto custo do restauro a reforma é inviável aos proprietários no momento, porém o hotel segue ainda em plena atividade pois o casarão era apenas uma área de toda a estrutura hoteleira, então vamos apoiar esse hotel para quem sabe um dia ver esse casarão de pé novamente.
Ela teve situação estratégica na região por estar inserida numa das mais antigas trilhas de ligação entre São Paulo, Rio e Minas Gerais.
O Rio Palmital corre por suas terras e a água usada para abastecimento da casa provém de um braço do Rio do Salto, a montante.
Segundo consta, esta fazenda existe desde o século XVIII, quando teria sido construída à margem do cominho para Minas Gerais. Além das atividades agrícolas, atendia aos tropeiros que transitavam entre o sul de Minas e a Corte do Rio de Janeiro. No século XIX, a fazenda era parada obrigatória para quem ia do Rio para Caxambu à procura das águas termais.
Há registros que existiu nas matas da fazenda um quilombo formado por escravos fugitivos, no período de 1874 a 1884. A fazenda está a 1.050m de altitude, ao pé das Agulhas Negras e é circundada de abundante vegetação, onde se destacam pinheiros, eucaliptos e araucárias.
Fonte: inepac
Contato
Ano
1750*
Visitação
Sim
Hospedagem
Sim
Eventos
Sim
Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.