Fazenda Penedo
Resumo Histórico
FAZENDA PENEDO
Duas Barras - RJ #fazenda288
1881
Construída em 1881 pela família Pinheiro, a Fazenda Penedo foi edificada, segundo conta-se, para receber figuras ilustres do então Brasil Império, como o imperador D. Pedro II, que, acompanhado de sua esposa, a imperatriz Teresa Cristina, faria uma visita à fazenda na oportunidade em que conheceria a cidade de Duas Barras. A sede foi decorada com mobiliário, tecidos de parede, cortinas, pratarias e porcelanas trazidas da Europa, comprovando a adoção do estilo de decoração praticado na França, Inglaterra e Portugal.
No entanto, um surto de febre amarela ocorrido na região em final do século XIX teria frustrado os planos do proprietário, que, logo após a finalização da construção do salão da sede, entrou em processo de falência. Nos idos de 1922, a fazenda já pertencia ao capitão José Monnerat Junior. A produção anual da fazenda, então, atingia duas mil arrobas de café, além do registro de culturas de cana e cereais, e da criação de gado superior a quinhentas cabeças.
A infraestrutura da fazenda comportava engenhos de cana, café e de serra, os quais, adicionados à sede, eram alimentados pela força motora hidráulica.
Após episódio de doença, o qual subtraiu a visão do capitão Monnerat, assumiu o comando da propriedade sua esposa, D. Margarida H. C. Monnerat, a qual se estabeleceu com sucesso num mundo absolutamente masculino.
Posteriormente, a fazenda foi adquirida pela família Monerat, passando, em 1924, às mãos da família Araújo, nas quais permanece até hoje.
Fonte: INEPAC / @mraraujo18 / @fazendas_antigas / @fazenda penedo
Contato
Ano
1881
Visitação
Sim
Hospedagem
Não
Eventos
Não
Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.