Fazenda Ponta da Serra

Resumo Histórico

FAZENDA PONTA DA SERRA

Torrinha - SP #fazenda

1886

Em 1886 Bento Lacerda,  que era filho do Barão  de Araras,  Bento Lacerda Quimarães e de Dona Manuela Franco, que tinha acabado de retornar  a Pátria  vindo da Alemanha,  onde estudara na Universidade de Politécnica de Hannover, especializando em química e mineração.  Aceitou o desafio e veio trabalhar nas terras adquiridas pelo Barão,  assim surgindo a Fazenda Veremos. A fazenda foi vendida nos anos 50 para a família Laudissi,  estava hipotecada.

Como o Senhor Laudissi tinha vendido , a Fazenda Torrão de Ouro no município de Rio das Pedras interior de São Paulo, o corretor  Senhor Luiz Coelho ofereceu a fazenda ao senhor Laudissi mostrando o jornal do Estado de São Paulo com o anúncio da Fazenda Veremos. Pois bem, o Senhor Laudissi lendo o relatório foi no mesmo dia conhecer o imóvel  w se encantou pela fazenda, assim sendo acabou fechando negócio.

Como veio parar na minha família,  meu pai um medico renomado queria muito adquirir mais uma fazenda, pois já tinha uma no município de Torrinha, a família Laudissi era muito conhecida do meu pai então acabaram fazendo negócio,  papai comprou a fazenda em 1970 e está na familia até hoje. Foi feito uma grande reforma na casa nos anos 80-90, mantendo as características coloniais.  A sacada foi feita de postes de aroeiras da antiga linha da companhia Brasileira de Correios e telégrafos, compradas em um leilão. 

As pedras cortadas de blocos de arenito rosado de ficheiro, extraídos das pedreira da própria fazenda. Usadas na fachada da casa, pisos e muros, feitos por profissionais que trouxemos de Minas Gerais.  Material de demolição de 1915 ( tijolos, balaustres,  madeira menos, janelas, portas, portões, grades e vidros). No passado foi uma fazenda de café , algodão  e fumo.  Hoje está arrendada para gado nelore.

Visitação

Não

Hospedagem

Não

Eventos

Não

Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.