Fazenda Ponte Alta

Resumo Histórico

FAZENDA PONTE ALTA
Barra do Piraí - RJ #fazenda203

1830
O primeiro proprietário foi José Luiz Gomes, futuro Barão de Mambucaba, então proprietário em Angra dos Reis. Por volta de 1808, o Barão ocupou sesmarias nesta região e fundou a Fazenda Ponte Alta por volta de 1830, porém não fez desta sua principal propriedade.

Em 1855, com sua morte, a fazenda tornou-se propriedade de José Gonçalves de Oliveira Roxo, futuro Barão de Guanabara, que edificou a casa, já no apogeu do café, com todas as suas benfeitorias, inclusive grande aqueduto, em pedra, para abastecer os engenhos, levando água para os moinhos. Em 1875, com a morte do Barão da Guanabara, seu pai, o Barão de Vargem Alegre, comprou a fazenda da nora, com 306 escravos.

Em 1879, passou, por herança a seu filho, o Comendador Raymundo Breves de Oliveira Roxo. Foi ele quem enfrentou a crise do café até entregar a fazenda, em 1890, para pagamento de dívida com a carteira hipotecária do Banco do Brasil.
Em 1900, em pacote que inclui mais 19 outras propriedades, a Fazenda Ponte Alta foi adquirida pelo Comendador, e Conde, Modesto Leal.
Em 1936, a Ponte Alta foi propriedade da neta do conde, Dona Isabel Modesto Leal – Dona Isa –, que construiu, no lugar da antiga sede, a casa de pedra que hoje encontramos. Dona Isa foi amiga pessoal de Getúlio Vargas, então Presidente do Brasil, aqui ele comemorou os seus últimos cinco aniversários, além de ter feito muitas outras visitas ao local.

Em 1960, a fazenda foi adquirida pela empresária Nellie Pascoli. Em 1972 ela recuperou o antigo moinho de pilões de café da fazenda, num projeto arquitetônico de Jorge de Souza Hüe, utilizando mobiliário e peças dos séculos XVIII e XIX.

Em 1982 ela morreu e deixou a fazenda como herança para seus sobrinhos, Evelyn e Ricardo Pascoli. Evelyn Pascoli, falecida em Janeiro de 2003, foi a grande pioneira do Turismo Cultural no Vale do Paraíba, tendo criado o Sarau Histórico.

Hoje a Fazenda Ponte Alta tem como atividades a pecuária, a criação de cavalos da raça Mangalarga Marchador e o Turismo Cultural e Pedagógico, desenvolvidos na Pousada Fazenda Ponte Alta.
Fonte: sitedafazenda / Google

Instagram

Faça login para ver

Contato

Faça login para ver

E-mail

Faça login para ver

Ano

1830

Visitação

Sim

Hospedagem

Sim

Eventos

Não

Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.