Fazenda Resgate
Resumo Histórico
FAZENDA RESGATE
Bananal - SP #fazenda34
1828.
Em 1776, um local denominado "O Resgate" deu origem ao que anos mais tarde seria a Fazenda do Resgate.
Este local pertencia à fazenda Três Barras, cabeça de sesmaria do padre Antônio Fernandes da Cruz.
O Resgate tornou-se uma fazenda em 1828, como dote de casamento de Alda Romana com o coronel Inácio Gabriel.
Nesta época, a propriedade produzia toucinho, milho, feijão, farinha e café (porém em pouca quantidade) e, além disso, possuía 77 escravos.
Em 1833, a fazenda Resgate foi comprada pelo senhor José de Aguiar Toledo, um comerciante português.
Toledo chegou a Bananal no início do século XIX, trazendo consigo, de Minas Gerais, a solução arquitetônica implantada na fazenda e o pioneirismo no plantio do café em larga escala na região.
Em 1838, por ocasião do falecimento de José de Aguiar Toledo, a fazenda Resgate e suas demais propriedades foram deixadas como herança para seus oito filhos.
Em pouco tempo, Manoel de Aguiar Vallim, um dos oito irmãos, comprou todas as partes da fazenda Resgate e estabeleceu moradia na propriedade.
Em 1844, Manoel de Aguiar Vallim casou-se com Domiciana, filha do comendador Luciano José de Almeida, dono da fazenda Boa Vista e titular de uma das maiores fortunas do Brasil.
Manoel de Aguiar aumentou substancialmente sua fortuna e em meados do século XIX, em torno de 1850, resolveu fazer uma reforma na casa de vivenda do Resgate.
Em meados de 1850, o Resgate já contava com 351 escravos.
Em 1878, falece o comendador Manoel de Aguiar Vallim, uma das maiores fortunas do Brasil Imperial e maior produtor de café da província de São Paulo.
Tinha 351 escravos, além de um palacete de "dezesseis janelas", casas e o teatro Santa Cecília com seus acessórios, na cidade de Bananal.
Contudo, o legado mais importante deixado pelo comendador Manoel de Aguiar Vallim é a sede da Fazenda Resgate, tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional e considerada uma das cem mais belas e importantes edificações da história do Brasil.
Fontes: Internet/ Sara Barbosa
Site
Celular
Contato
Ano
1828
Visitação
Não
Hospedagem
Não
Eventos
Não
Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.