Fazenda Ribeirão Dourado
Resumo Histórico
FAZENDA RIBEIRÃO DOURADO
Macuco - RJ #fazenda263
1805
A Fazenda Nossa Senhora dos Prazeres do Ribeirão Dourado é datada do ano de 1805, de propriedade da família Coelho de Magalhães, sua primeira dona foi Don’Ana do Quilombo, passou a pertencer à família Moraes em 1867, permanecendo com seus membros até hoje.
O primeiro membro da família Moraes a ser dono da fazenda foi o Barão de Duas Barras João Antônio de Moraes, que deu a seu filho Dr. Elias Antônio de Moraes como presente de casamento, já pensou? Bom né kkk.
Ele nasceu no então município de São Francisco de Paula, onde seus pais, João Antônio de Moraes e Basília Rosa Franco da Silva de Moraes, primeiro barão e baronesa de Duas Barras, possuíam suas fazendas, dentre as quais estava a Fazenda Santa Maria do Rio Grande, berço da família Moraes.
Em 1867, por ocasião do matrimônio de Dr. Elias com Dona Georgiana Rodrigues de Moraes, seu pai lhe presenteou com a Fazenda Ribeirão Dourado, onde passou a residir. Médico, formado pela Faculdade do Rio de Janeiro, exerceu sua profissão nos municípios de Cantagalo, Cordeiro, Santa Maria Madalena, São Francisco de Paula e Macuco, sem dela auferir qualquer lucro.
Libertou todos os seus escravos muito antes da Lei Abolicionista e imediatamente providenciou, junto ao Centro de Imigração, a vinda dos primeiros colonos europeus, em particular italianos, espanhóis e portugueses, para que suas lavouras não sofressem com a diminuição da mão de obra escrava. Estes colonos trabalhavam sob o sistema de “meia”, quando o proprietário fornece terra para cultivo, moradia e a divisão dos resultados.
No espaço onde funcionava a senzala em sua fazenda, fez uma farmácia para atender a todos que precisavam. A essa farmácia deu o nome de Botica, que assim é chamada até os dias de hoje. A propriedade de Dr. Elias era considerada uma fazenda de atividade mista, isto é, de criação de gado e de plantio de café à “meia” com os colonos.
Quando a fazenda passou a pertencer a Elias Moraes, possuía cerca de 500 alq.
Atualmente, pertence à sua sétima geração e possui 50 alq.
Fonte: Inepac / @fazendaribeiraodourado
Contato
Ano
1805
Visitação
Não
Hospedagem
Não
Eventos
Não
Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.