Fazenda Roseta

Resumo Histórico

FAZENDA DA ROSETA
Baependi - MG #fazenda276

1738
A Fazenda é originária de uma sesmaria. Seu nome marca a presença de uma flor e do tropeirismo que por ali fizeram história. Roseta, também chamada de cuspe do tropeiro, é uma florzinha singela que na época fazia a divisão de áreas das terras. Uma destas, foi cedida para Sr Justus Domingues Maciel lll, que por ele, foi multiplicada através da grande produção agrícola e pecuária na época.
Por muitos anos a Fazenda prosperou por meio de uma administração primorosa que concedeu ao Sr. Justus, lugar de destaque e o título de Barão de Maciel no século XIX. Casado com Luiza Leocádia Ribeiro da Cunha, nascida em Conceição do Rio Verde MG tiveram e educaram 14 filhos. Após a proclamação da República, Justus, o Barão de Maciel, exerceu o cargo político como primeiro Prefeito de Baependi.
A Fazenda sempre foi muito notória pelas suas lavouras de café, mandioca, milho, batata, feijão, açúcar, fumo, cachaça, entre outras coisas. Vale ressaltar também o seu haras muito bem cuidado onde eram criados cavalos puro sangue inglês e francês para reprodução .
Ali também abrigou colonos brasileiros e italianos, que faziam parte de uma rotina de trabalho para produzir e manter uma dignidade familiar.
Suas memórias se mantem vivas por meio de um patrimônio histórico, cultural e ambiental mantidos pelo turismo rural e equestre, com administração dos descendentes do Barão de Maciel.
Hoje a casa Sede abriga um Museu, onde é possível transitar pelas memórias do tropeirismo, com suas ferramentas e costumes. Há também o Museu do trabalhador rural e o Museu dos coches.
A Fazenda preserva seu movimento e o ofício de proporcionar experiências às pessoas, através dos registros vivos da Roseta.
Os cavalos ingleses e franceses deram lugar para raça brasileira Mangalarga Marchador. Hoje a tropa mantém suas atividades através do turismo equestre, com passeios e viagens a cavalo.
A Fazenda da Roseta está cadastrada no Ibram – Instituto Brasileiro de Museus. A cultura desde o plantio na horta, a preservação do meio ambiente e natureza, o respeito aos animais e os costumes gerais ainda são mantidos.
Fonte: @rosetafazenda 

Instagram

Faça login para ver

Contato

Faça login para ver

E-mail

Faça login para ver

Ano

1738

Visitação

Sim

Hospedagem

Sim

Eventos

Sim

Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.