Fazenda Salso

Resumo Histórico

FAZENDA SALSO
Bagé - RS #fazenda266

1910
Construída na localidade de Tupy Silveira, na época, hoje Passo do Salso, município de Bagé/RS, a 380 Km da capital Porto Alegre, e a 80 km de Bagé, fronteira com o Uruguai.

O nome da propriedade se dá devido a um arroio que cruza aos fundos do campo, atravessando a estrada que liga e limita os municípios de Bagé e Candiota, onde há uma árvore de Salso, a qual a região ficou conhecida, bem como o nome da fazenda.

A construção colonial, com telhas francesas, portas e janelas com postigos, de madeiramento nobre, fachada com uma área em estilo uruguaio, a qual toda a construção segue o padrão da arquitetura, com detalhes feitos e trabalhados a mão, conservados até hoje, foi totalmente projetada e planejada em seus mínimos detalhes, obedecendo ao estilo da época.
No seu interior, a maioria dos ambiente são interligados, seguindo o estilo da época e as construções das casas no Uruguai, também os cômodos serem interligados, era uma estratégia para uma possível guerra, possibilitando a fuga de seus moradores por qualquer ambiente da casa, bem como as construções da fazenda, formarem em seu centro um pátio, dando maior segurança e privacidade a seus moradores.

Na sala de entrada há uma pia em granito da época, a cuba em louça, pintura com desenhos feitos a mão e em gesso na parede da torneira e em sua base. Obedecendo ao padrão da época, o banheiro também contava com a famosa e sofisticada banheira.
Pensando na agua, e na possibilidade de estiagem, há casa possui uma cisterna subterrânea com capacidade de 45 mil litros de agua, que recebe aguas das chuvas, capitadas por calhas em todo o seu telhado, na construção da cisterna, há um compartimento com duas saídas, uma para dentro do reservatório e outra com encanamento de descarte externo, este compartimento possui uma divisão entre as duas saídas, com uma calha por onde chega a agua dos telhados e uma manivela, girando a calha para esquerda, a agua suja é descartada, girando para a direita, a agua é depositada na cisterna.

Hoje ela trabalha apenas com a pecuária e agricultura, conserva todo o seu estilo original, como mobília, portas, janelas e fachada.
Fonte: MárcioT

Ano

1910

Visitação

Não

Hospedagem

Não

Eventos

Não

Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.