Fazenda Santa Úrsula

Resumo Histórico

FAZENDA SANTA ÚRSULA
Jaguariúna - SP #fazenda181

1875
A Fazenda Jaguari, atualmente chamada de Santa Úrsula, é a única propriedade em Jaguariúna, que se mantém com a mesma família desde sua fundação, há mais de 200 anos, pertenceu a Antonio Barbosa e Úrsula Franco, cuja, herdeira a neta Luiza casou-se com João de Ataliba Nogueira, o Barão de Ataliba, ele possuía a fazenda de Santa Úrsula, no então distrito de Jaguari, hoje Jaguariúna. A estação ferroviária de Jaguari funcionou nesse local de 1875 a 1945. Foi presidente da Cia. Mogiana de Estradas de Ferro entre os anos de 1884 e 1896 e Vice-Presidente da então Província de São Paulo, em 1889.

Antes da chegada do café, no ano de 1847, a fazenda chegou produzir seis mil arrobas de açúcar por ano.
Com o declínio dos engenhos passou a ser grande produtora de café e mais tarde, investiu em outras culturas.

Como a distância entre uma cidade e outra era muito longa, as fazendas costumavam dar pouso, e por isso, a Santa Úrsula recebeu desde personalidades até pessoas que vinham tocando boiada, e desbravando o sertão afora.

A fazenda tinha um bondinho puxado por um burro para transporte de pessoas e de mercadorias. O Barão de Ataliba se dedicou a fazenda e a Companhia Mogiana, que chamava de minha filha caçula, o percurso era da sede da Fazenda - Estação (antiga) de Jaguariúna. Há várias fotografias de visitantes ilustres conduzidos no bondinho de tração animal. Uma delas mostra Rui Barbosa e dona Maria Augusta sentados num dos dois únicos bancos.

Na época do Barão, era uma fazenda de produção de café, que era o ouro negro da região, e devia ter em torno de mil alqueires. Ela tinha um movimento grande de empregados e por ser difícil de chegar na fazenda, no começo de charrete e de trole, as visitas eram longas por permanência de mais de um mês.
Era uma fazenda que mostrava a força da mulher. A Úrsula ficou no imaginário da população, era a filha caçula do Barão. Ela era uma referência, uma mulher muito boa, mas exigente e brava, e isso marcou muito as famílias, principalmente, os imigrantes italianos, porque quase todos tiveram alguma ligação de trabalho com a Úrsula.
Fonte: Gislaine/Abigail/ @guileite85 

Ano

1875

Visitação

Não

Hospedagem

Não

Eventos

Não

Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.