Fazenda Santa Veridiana
Resumo Histórico
FAZENDA SANTA VERIDIANA
Santa Cruz das Palmeiras - SP #fazenda247
1870
Essa fazenda foi uma das três propriedades mais lucrativas de São Paulo na década de 80, se destacando pela produção cafeeira.
Antônio Prado, o Conselheiro, filho primogênito de Veridiana Prado e Martinho da Silva Prado, adquire a Fazenda Santa Veridiana, com 600 alqueires, em agosto de 1868, como presente de casamento ao desposar Maria Catarina Costa Pinto.
A Fazenda Santa Veridiana, cuja paisagem pode ser observada em sua totalidade em um único lance de vista, encontra-se implantada em terreno plano, com suave aclive até a entrada da casa sede, construção da década de 1870 que se encontra atualmente em processo de restauro.
Do seu lado esquerdo, observamos o terreiro de café, construído em tabuleiros que acompanham a inclinação natural do terreno, sendo que na parte mais baixa, logo na entrada principal da fazenda, encontramos a antiga tulha e casa de máquinas e, na parte mais alta, encontramos os antigos lavadores e o despolpados de café.
A casa sede desta fazenda destaca-se na paisagem, pois, além de ser a maior edificação ali encontrada, possui uma arquitetura diferenciada em relação às demais.
Com influências da arquitetura francesa, trata-se de uma construção de tijolos de barro com vários detalhes em madeira e cobertura com telhas tipo Marselha.
A fazenda possui uma velha capela, que foi construída em 1894, a única construção que sobrou de uma fileiras de casas de moradores e trabalhadores da fazenda. Hoje se encontra no meio de um canavial.
📌Veja a história completa em nosso Facebook, link na bio.
Fonte: site Skyscrapercity / Fazendas Históricas Brasileiras
Contato
Ano
1870
Visitação
Não
Hospedagem
Não
Eventos
Não
Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.