Fazenda Santo Antônio
Resumo Histórico
FAZENDA SANTO ANTÔNIO
Esmeraldas - MG #fazendaantiga9
1826⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O imponente casarão construído no início do século XIX pelo Visconde de Caeté, José Teixeira da Fonseca Vasconcelos, primeiropresidente constitucional da Província de Minas Gerais (1824-26) e também senador entre os anos 1826 e 1838. O francês Auguste de Saint-Hilaire pernoitou nessa fazenda durante suas andanças por Minas nessa época. Um solar antigo, de tipologia colonial, que se destaca na paisagem pelo seu porte imponente do barroco mineiro.
O casarão Santo Antônio. localizada próximo ao distrito de Urucuia, Minas Gerais, , a cerca de 4 km do centro do município. É um bem tombado pelo município de Esmeraldas em 1989. Em 25 de agosto 2004, o casarão foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA).
A fazenda foi reconhecida tanto pela importância histórica de seu construtor, o Visconde de Caeté quanto pela relevância como exemplar da arquitetura rural mineira do século XIX. O casarão é um sobrado de arquitetura planejada e sistema construtivo colonial em blocos de adobe, com soluções construtivas de concepções urbanas. A fachada principal possui vãos ritmados em cada pavimento, sendo os do pavimento superior com sacadas. O acesso é por escada com embasamento em pedra e não há varanda entalada, embora a edificação conte com um cômodo interno para a capela. Ainda internamente, os pés direitos são altos e as paredes são divididas em três partes por travas horizontais de madeira. Os salões possuem pinturas decorativas datadas de 1822, às quais se sobrepuseram outras em 1831, que por sua vez foram eliminadas em intervenções já no princípio do século XX. Novas pinturas foram realizadas no ano de 1942, além de outras descaracterizações. No ano 2000 foram empreendidas obras de restauração que deixaram poucos vestígios da decoração anterior. A Fazenda Santo Antônio passou por diversos proprietários e fases econômicas, entre prosperidade e decadência, tendo sido dedicada à produção de café, laranja, banana, farinha, polvilho e leite.
.
.
.
Fonte: Brasil Imperial, Sara Barbosa, IEPHA
Ano
1826
Visitação
Não
Hospedagem
Não
Eventos
Não
Sentiu falta de alguma coisa? Nos envie informações e curiosidades sobre esta fazenda.